Consumo de água aumenta 30%, mas Águas Cuiabá não trabalha com racionamento
Por conta do calor e do tempo seco, o consumo de água aumentou cerca de 30%, em Cuiabá. E, mesmo com os níveis dos rios Cuiabá e do Coxipó do Ouro baixos, a Concessionária Águas Cuiabá garante que não trabalha com a possiblidade de racionamento.
“Esse período de seca é sempre um período preocupante, a gente vem monitorando intensamente o nível da barragem de Manso, que é o que alimenta o Rio Cuiabá, onde a gente possui três pontos de captação. O primeiro trabalho que a Águas Cuiabá vem fazendo intensamente é primeiro preparar todo sistema produtor para que a gente consiga suprir as necessidades de água da cidade neste período, que tem um aumento significativo de consumo, a gente calcula aí um aumento, pela demanda, de 30%. Os níveis do rio Cuiabá vêm baixando significativamente, algo que acontece historicamente neste período”, informou o diretor Operacional da Águas Cuiabá, André da Silva Souza.
Ele segue explicando que a grande ação da empresa é justamente ter o contato com as nossas lideranças da administração de Manso para entender melhor qual a capacidade de reservação neste período. “Então, a gente percebe pelos gráficos que está mais baixo que os anos anteriores, mas de fato, toda a equipe técnica da barragem tem passado para a gente que vai manter os níveis, embora tenha baixado significativamente nessas duas últimas semanas, mas o ponto de captação central do Sul e do Lipa ainda estão em níveis bem confortáveis, então a gente não trabalha com a possibilidade de racionamento”, afirmou.
Conforme Souza, hoje o que a concessionária controla é o ponto de captação de água bruta em relação ao nível do rio. “Então, o que a gente pede à população, não somente nessa época, é o uso consciente da água, que a gente tenha um consumo controlado, sem exageros, sem desperdícios. A Águas Cuiabá está trabalhando intensamente para que esse ano a gente não tenha problemas e a gente descarta a possibilidade de racionamento”, reforçou.
A expectativa é quanto ao próximo período de chuvas. “A gente precisa que chova para que recarregue os níveis da barragem e reservação do Manso para que a gente possa trabalhar para os próximos anos com pontos mais confortáveis, então esperamos ter níveis de chuvas maiores”, frisou.
Comentários