SES institui diretrizes para implantação de Núcleos de Educação Permanente em Saúde Objetivo é aprimorar a assistência prestada aos usuários dos serviços públicos de saúde do Estado por meio da educação permanente
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), instituiu diretrizes para a implantação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (Neps). Os Neps devem ser implantados em todas as superintendências e diretorias do órgão estadual, Hospitais Regionais e Unidades Especializadas.
As diretrizes para implantação dos núcleos foram instituídas pela Portaria da SES nº 638/2021, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (23.08).
A proposta da iniciativa é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo os processos de trabalho e os servidores da SES por meio da educação permanente em saúde. A Escola de Saúde Pública fará gestão dos processos educacionais e oferecerá aos profissionais da SES atualização, qualificação, especialização e mestrado.
“A educação permanente em saúde tem um viés significativo que mobiliza e motiva o trabalhador do SUS. Os Neps vêm para fortalecer o trabalho em saúde que já realizamos e aprimorar ainda mais a assistência prestada aos usuários dos serviços em saúde”, explicou a diretora da ESP-MT, Silvia Tomaz.
Atualmente, os 16 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso dispõem de uma Comissão de Ensino e Serviço em suas estruturas; por isso, não será necessário implementar núcleos nesses locais. As demais unidades da SES, que deverão instituir o Neps, precisarão encaminhar à ESP-MT a composição dos trabalhadores do núcleo para a publicação da Portaria no Diário Oficial do Estado.
Comentários