Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Setembro de 2021 às 17:02
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A revitalização do Centro Histórico da capital foi pauta da reunião mensal da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), nesta quarta-feira (01.09), por videoconferência, com os membros da diretoria. O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, participou como convidado.

Ele falou sobre os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica de estruturação do projeto de revitalização do Mercado Municipal e requalificação urbana do Centro Histórico, através de Parceria Público-Privada (PPP). A entidade também foi convidada pelo secretário a apresentar suas contribuições que serão inseridas no laudo final do projeto.

Segundo Vuolo, a intenção da Prefeitura com o projeto é de tornar a região central e o Mercado Municipal Miguel Sutil, economicamente sustentável aos comerciantes e atrativos aos turistas.

“A revitalização do centro da cidade é uma reivindicação antiga da Associação Comercial de Cuiabá e outras entidades e o prefeito Emanuel Pinheiro conseguiu avançar nessa questão e agora apresenta esse instrumento de Parceria Público-Privada”, disse.

A demonstração da consolidação do diagnóstico do projeto foi discorrida pelo superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Márcio Puga.

“A ideia dessa modelagem é agregar valor ao Mercado Municipal e seu entorno. Foram realizadas várias pesquisas com os comerciantes e frequentadores, indagando o que precisaria melhorar nessas áreas para alcançar o sucesso do projeto”, pontuou Puga.

No estudo apresentado foram expostas futuras adequações nas ruas, como a acessibilidade, totens de comunicação, lixeiras e o estacionamento rotativo, dentre outras melhorias para tornar a cidade mais agradável e moderna.

O presidente da ACC, Jonas Alves, reforçou que a entidade sempre buscou por projetos e ações que promovessem a valorização do Centro Histórico, importante região econômica da Capital, e contribuiu com sugestões que apontassem para o progresso.

“Ficamos muito felizes em receber o secretário para essa apresentação exclusiva do projeto, que nós tanto apoiamos e ajudamos, através de sugestões como a Parceria Público-Privada que vai injetar os investimentos necessários para melhorar nossa capital”, frisou Jonas.

Ele acrescentou ainda que o projeto deve se preocupar com a inclusão dos comerciantes, em especial, os permissionários da região do Mercado Municipal. O secretário garantiu que as tratativas com esses comerciantes estão em andamento, e que todos estão sendo ouvidos e convidados a auxiliar com as sugestões.

“Fizemos reuniões e eles estiveram na audiência pública, estão cientes e terão que se adaptar ao novo cenário do Mercado Municipal. Não vendemos nenhuma ilusão, mas essas mudanças são necessárias”, afirmou Vuolo.

Sugestões

Os diretores da Associação Comercial foram convidados a esclarecer dúvidas e apontar sugestões, que serão anexadas ao projeto. O empresário Roberto Peron reforçou o apelo para que o estacionamento rotativo na região central tenha prioridade no projeto. Já o diretor Arnaldo Felício externou sua preocupação com o trânsito durante as obras.

“A ideia é trabalhar de forma concomitante, nas obras do Mercado Municipal e do estacionamento rotativo, uma coisa não precisa esperar a outra”, respondeu Puga. Quanto ao trânsito, ele justificou que o projeto não propõe grandes mudanças no sistema viário, mas que a prioridade será aos pedestres, com melhorias nas calçadas.

Os diretores Antônio Menegassi, Manuel Gomes, Antônio Carlos Bianchi e Osvaldo Martinello também apresentaram colocações.

Também participaram da reunião o diretor da ACC, Raul Carvalho, o assessor jurídico Rafael Furman, a gerente da ACC, Samanta Fernandes, a executiva da Facmat, Rita Matos e as assessoras de Comunicação e Marketing da ACC, Luciane Mildenberger e Mariana Pirani, respectivamente.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/446113/visualizar/