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Sexta - 03 de Setembro de 2021 às 16:06
Por: Rita Comini/Da Assessoria

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Estimular ainda mais o consumo de peixes é uma das metas da Semana do Pescado
Estimular ainda mais o consumo de peixes é uma das metas da Semana do Pescado

Importante fonte de proteínas, o pescado, de uma maneira geral, apresenta baixo teor de gordura e bons índices de vitaminas, minerais e, principalmente, ácidos graxos da família ômega 3. Seu consumo está associado a uma dieta saudável, sendo utilizado na alimentação humana desde os primórdios.

Não bastassem tantos benefícios à saúde, o pescado é ainda um alimento saboroso e um ingrediente muito versátil, permitindo as mais diversas preparações.

É também matéria-prima nos cardápios de inúmeros restaurantes em Mato Grosso, onde o peixe tem papel importante na cultura gastronômica. Lorena Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso (Abrasel MT), destaca que o pescado é um produto que o consumidor adora, pois se trata de um dos alimentos mais saudáveis que temos.

Estimular ainda mais esse consumo é uma das metas da Semana do Pescado, campanha nacional idealizada pelo do extinto Ministério da Pesca e Aquicultura, que ocorre neste mês de setembro, reunindo uma rede de parceiros composta pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, de Mercados, Armazéns, Mercearias, Empórios, Mercadinhos, Quitandas, Frutarias, Sacolões.. (Sincovaga), além de outros apoiadores.

A programação em Mato Grosso da 18ª edição da campanha terá várias ações com destaque para o festival gastronômico que acontece de 10 a 25 em vários restaurantes do Estado, que irão oferecer pratos à base de pescado a preços promocionais.

“A campanha visa aumentar o consumo de pescado no país, como os bares e restaurantes são os grandes consumidores e revendedores, é fundamental a participação. É dos restaurantes que vem a inspiração para criação dos almoços e jantares em família tendo o pescado como ingrediente”, destaca Lorena Bezerra.

Os bares e restaurantes são um dos maiores consumidores do pescado em geral. Existem muitos empreendimentos especializados em pratos à base de peixe, como as peixarias regionais e os restaurantes japoneses, que também usam o produto em larga escala, o que impacta diretamente a cadeia produtiva. Além do tradicional salmão, alguns apostam em pratos orientais preparados com peixes nativos.

Lorena conta que alguns restaurantes fazem parcerias com fornecedores e até mesmo piscicultores para melhor viabilizar a margem de lucro. “Temos alguns peixes cujo consumo se tornou muito alto e com isso as compras tiveram que ser realizadas com grandes fornecedores. A comida japonesa e o consumo de peixe cresceram muito e tivemos um aumento do número de fornecedores e melhora na qualidade e nos preços”, aponta.

Outro evento da Semana é o II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, que ocorre no dia 19 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal. Serão comercializadas, pela Aquamat, 500 bandas de tambaqui assadas - parte da renda será revertida para instituições de caridade. O evento acontece simultaneamente em 26 capitais e no Distrito Federal, além de 30 municípios de Rondônia.





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