Nariz entupido? Gozar pode ser a solução, sugere estudo
Clima seco, mudanças bruscas de temperatura: esquenta, esfria, chove, não chove. Não importa em qual das diferentes regiões do Brasil você esteja, provavelmente em algum momento sofreu com congestionamento nasal devido ao clima.
Já testou diversos remédios e até lavar o nariz com soluções nasais? Os cientistas oferecem agora uma nova possibilidade de cura: orgasmos. Isso mesmo. Uma pesquisa mostrou que o sexo satisfatório pode ser a solução para o nariz entupido.
Já sabemos dos inúmeros benefícios de uma boa noite de sexo (ou boa manhã): além de físicos, mentais, e garantir bem estar. Agora, os cientistas querem entender se essas vantagens se estendem a poderes curativos.
Gozou, descongestionou
O estudo publicado no Ear, Nose & Throat Journal (Jornal do Ouvido, Nariz e Garganta), apontou que ter um orgasmo durante o sexo limpa narizes entupidos tão bem quanto descongestionantes de venda livre, por pelo menos uma hora.
O responsável pela pesquisa, o alemão Olcay Cem Bulut, professor e médico especializado em ouvido, nariz e garganta, afirmou ao portal Insider que a pesquisa partiu da observação, e ainda não é possível explicar exatamente como os orgasmos desbloqueiam o nariz. Mas, ele alega que a combinação de excitação sexual, atividade física e o clímax no final pode possivelmente ajudar a melhorar a respiração nasal.
Além disso, os cientistas alegam que os exercícios e as alterações hormonais têm um efeito de curto prazo sobre como as pessoas respiram pelo nariz. Este é o primeiro estudo a investigar o efeito da atividade sexual na respiração nasal.
Na prática
Os participantes testaram a respiração de 18 casais antes e depois do sexo. Durante o estudo, os casais testaram sua própria função nasal com dois métodos diferentes: uma escala de autoavaliação e um dispositivo para medir o fluxo nasal. Eles se avaliaram antes e depois do sexo em um dia e, no dia seguinte, fizeram os mesmos testes depois de usar spray descongestionante nasal.
Os resultados mostraram que a respiração nasal dos participantes melhorou comparativamente por uma hora depois do sexo e da ingestão de remédios. Mas, o spray nasal ofereceu melhor alívio a longo prazo.
Vale ressaltar que mais pesquisas são necessárias antes que os médicos prescrevam sexo para curar um resfriado. Além disso, é preciso levar em conta que o estudo foi realizado com apenas 36 participantes.
Os cientistas sugerem agora que outras pesquisas poderiam investigar se a masturbação oferece benefícios semelhantes.
Comentários