Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Setembro de 2021 às 07:35
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Yago Oliveira G1MT.

Cuiabá pode ter o dia mais quente do ano com máxima de 43°C, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este sábado (18). O recorde de calor registrado na capital em 2021 foi no dia 24 de agosto, quando os termômetros marcaram 41°C.

Além da alta temperatura, a população pode enfrentar uma umidade variando em cerca de 15%. A chance de chuva para o fim de semana é de 5%.

Previsão para o fim de semana:

Sábado (18): Mínima de 25°C e máxima de 43°C

Domingo (19): Mínima de 25°C e máxima de 42°C

Um novo recorde de calor poderá ocorrer na próxima terça-feira (21), com máxima de 45°C. Ainda na próxima semana, a umidade ficar em 10%.

No ano passado, a capital teve recorde de calor em agosto, com 41,8°C. Historicamente, a última vez que o período registrou um clima tão quente foi em 1960.

As pancadas de chuva, que costumam ficar mais presentes a partir deste mês, devem ocorrer de forma pontual na primeira metade de outubro. Isso acontece porque grandes massas de ar seco seguem pelo centro do país.

São os chamados bloqueios atmosféricos, que atuam como uma barreira impedindo o avanço de frentes frias ou outro sistema que consiga levar chuva para a região, como os "rios voadores", que carregam a umidade da região amazônica para o Centro-Oeste e Sudeste.

Este ano o bloqueio está ainda mais forte porque a temperatura na superfície do mar está mais alta que o normal, fazendo com que as frentes frias desviem para o alto mar.

Os efeitos deste sistema são sentidos especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e no Sul do país.

Outro fator que contribui para as altas temperaturas é a corrente de ar conhecida como jato polar, que não passou tanto pelo Brasil durante o inverno e começa a passar cada vez mais ao sul, na região da Argentina e do Polo Sul.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/446639/visualizar/