POLÊMICA NA EDUCAÇÃO DE MT
Secretário nega fechamento de escolas: “Espalham fake news” Alan Porto diz que, só em Várzea Grande, Estado tem 80 salas de aula “ociosas”
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, voltou a rebater, nesta segunda-feira (27), acusações de que o Governo estaria fechando 300 escolas da rede pública estadual.
Segundo ele, tais alegações se tratam de notícias falsas, espalhadas por sindicalistas e pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
“Eles estão mentindo para a população e aterrorizando a comunidade escolar. E isso não vamos aceitar. É preciso restabelecer a verdade contra essas fake news”, afirmou.
De acordo com Porto, o Estado está fazendo um redimensionamento das escolas. Ele citou como exemplo a situação de Várzea Grande, onde a rede estadual possuía mais de 80 salas de aula “ociosas”.
“Hoje, temos 393 mil alunos na rede pública, mas temos uma rede ociosa. O que estamos fazendo é um redimensionamento das escolas. Não existe por parte do Governo do Estado o fechamento de escolas”, afirmou.
Em Várzea Grande, quatro escolas estão passando por esse processo, segundo o secretário: a Demétrio de Souza, a Heróclito Monteiro, a Manoel Corrêa de Almeida e a Licínio Monteiro da Silva.
“Essas escolas passarão a ser administradas pela gestão municipal, que vai aumentar o número de vagas da educação infantil, que atende crianças de 4 e 5 anos, e da educação fundamental, que vai do 1º ao 5º ano”, disse.
“Em relação à Educação de jovens e adultos, hoje a Licínio concentra todos os atendimentos e vamos descentralizar para 14 escolas em Várzea Grande, ou seja, as escolas ficarão mais próximas das residências desses alunos”, acrescentou.
Melhora na Educação
Conforme Porto, o ato da Seduc visa melhorar o atendimento dos estudantes e a qualidade da educação. Mas que o objetivo tem sofrido com as fake news de agentes políticos.
“Eles têm espalhado mentiras para confundir a comunidade escolar, os pais, os estudantes”, acusou. "Não sei qual é o objetivo de ficar espalhando fake news”.
“Repito: o Estado de Mato Grosso não está fechando escolas. Estamos melhorando as condições para garantir estrutura, uma escola atrativa para quem precisa da educação pública”, completou.
Comentários