Sesp: instalar câmeras nas fardas de PMs é questão de tempo Outros estados já adotaram medida; objetivo é gavar imagens e áudios nas durante as operações
O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, acredita que a instalação de câmeras nas fardas de policiais militares é uma tendência que veio para ficar.
Para Bustamante, a medida será implementada cedo ou tarde na Segurança de Mato Grosso. “A tecnologia uma hora vai chegar pra todo mundo”, disse.
“É uma questão de costume, é uma questão de necessidade. E num futuro próximo todo mundo vai estar usando, como usam nos maiores países do mundo”, disse.
O objetivo das câmeras é registrar intervenções dos policiais em áudio e vídeo, o que pode inibir práticas criminosas e ser usado a favor da defesa do agente de segurança.
O secretário relembrou o período em se pensava que câmeras de segurança nas ruas impediriam a liberdade de ir e vir : “Hoje prova que melhora a segurança”, diz.
Segundo Bustamante, o uso do equipamento fortalecerá o trabalho policial. “Vai demonstrar o tamanho do nosso profissionalismo”.
Bustamente acredita que a implantação, caso ela aconteça, não traria transtornos.
No Brasil, a ferramenta é utilizada, até o momento, em três Estados: São Paulo, Rondônia e Santa Catarina.
O assunto é polêmico. Em Mato Grosso, o deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL), que é PM, se posicionou contrário.
Para o parlamentar, trata-se de uma forma de “engessar” a atuação dos PMs.
“Não creio que seja esse o caminho. É a mesma coisa de você engessar o profissional. Inibe o trabalho, joga o policial pra baixo, reduz a autoestima”, afirmou.
Comentários