Além do tempo seco, muito calor e falta de chuva, o inverno em Mato Grosso pode ter as noites e manhãs com as temperaturas mais amenas. Conforme aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), esse tipo de fenômeno é chamado de amplitude térmica.
A meteorologista Naiane Araújo explica que nesta época do ano, em que o Inverno é bastante seco por causa das massas de ar seco que se formam no interior do país, os dias tendem a ser mais quentes e sem a presença de nuvens. “Da mesma forma que durante o dia a superfície se aquece rapidamente pela ausência das nuvens, a noite esse calor é perdido com a mesma rapidez. A amplitude térmica fica muito grande no inverno, ou seja, as temperaturas variam muito”, afirmou.
De acordo com Araújo, as madrugadas ficam mais frias com mínimas de até 15°C em alguns municípios, no entanto, a radiação solar aumenta rapidamente a temperatura, que em alguns municípios pode chegar aos 36ºC.
Em Cuiabá, por exemplo, as temperaturas podem variar entre 19°C e 33°C nesta quinta-feira (2). Já em Juruena, no Noroeste do estado, a amplitude térmica é ainda maior. Neste município, o dia pode amanhecer com até 15°C e os termômetros alcançam até 32°C durante a tarde. Já no noroeste de Mato Grosso as temperaturas mínimas e máximas variam entre 16°C e 36°C nesta quinta-feira.
Comentários