Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Outubro de 2021 às 19:19
Por: Por TV Centro América

    Imprimir


Seca no Rio Paraguai deixa barcos por três meses no mesmo lugar
Seca no Rio Paraguai deixa barcos por três meses no mesmo lugar

Com apenas 26 centímetros de profundidade, o Rio Paraguai está com embarcações paradas há três meses, na cidade de Cáceres (220 km). Esta é a menor marca desde 1965.

Segundo os pilotos de barco que se arriscam a passar a ponte sobre o Rio Paraguai fica encalhado. O barqueiro William Sebalhos conta que as dificuldades são por conta dos bancos de areia.

“Aumentaram muito os bancos de areia, o rio assoreou muito e não consigo navegar com tranquilidade e segurança. Corro risco de ficar encalhado porque está muito seco e não está tendo como trabalhar”, disse.

William afirma que no ano passado o volume de água foi muito maior que o registrado neste ano.

Já foram registradas as primeiras chuvas da temporada, mas elas não foram suficientes para mudar a realidade da região.

Sobre o assunto, nós conversamos com o professor de Recursos Hídricos da UFMT, Ibraim Fantin. Ele disse que a recuperação dentro da bacia não acontecerá em 2021.

“As condições desta seca extrema dos últimos dois anos não nos permite. Nós precisamos de dois a três anos de chuvas dentro do normal para que haja uma normalização dos níveis. Não só no Rio Paraguai, mas nos tributários que alimentam e precisam de chuva para que se recomponha”, afirmou o professor.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/447333/visualizar/