Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 20 de Outubro de 2021 às 05:41
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Mato Grosso está entre maiores do País em energia solar instalada
Mato Grosso está entre maiores do País em energia solar instalada

A energia solar acaba de atingir a marca histórica de 7 gigawatts (gW) de potência instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos no Brasil, o que equivale a metade de toda a capacidade da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Segundo a Absolar, a tecnologia solar fotovoltaica está presente em mais de 5.369 municípios e em todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes em potência instalada são: Minas Gerais (1.304 mW), São Paulo (888 mW), Rio Grande do Sul (849 mW), Mato Grosso (534 mW) e Paraná (383 mW).

De acordo com a entidade, o País possui atualmente mais de 611 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental para mais de 765 mil unidades consumidoras. Desde 2021, foram mais de R$ 35,6 bilhões em novos investimentos, que geraram mais 210 mil empregos acumulados no período, espalhados ao redor de todas as regiões do Brasil.

Embora tenha avançado nos últimos anos, o Brasil – detentor de um dos melhores recursos solares do planeta – continua atrasado no uso da geração própria de energia solar. Dos mais de 88 milhões de consumidores de energia elétrica do País, apenas 0,8% faz uso do sol para produzir eletricidade, limpa, renovável e competitiva.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/447610/visualizar/