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Economia
Segunda - 25 de Outubro de 2021 às 05:48
Por: Alecy Alves/Diário de Cuiabá

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O servidor público Osvaldo, 48, está endividado. Ele mora em Cuiabá e é um dos três em cada quatro brasileiros que estão endividados, de acordo com pesquisa recente.

Osvaldo, assim como tantos outros devedores, tem vergonha de aparecer. "Fiz dívidas desnecessárias, por pura vaidade. Quis manter um padrão de vida, com carros e viagens, por exemplo, que minha renda não permitia", justifica-se.

Ele conta que havia acabado de trocar de carro e assumir um novo financiamento, quando decidiu viajar com a família. Estourou o limite especial da conta bancária nas despesas com alimentação e passeios.

"Viajamos para relaxar, diminuir o estresse, mas quando retornamos as dívidas nos deixaram mais estressados", reclama.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo(CNC), 74% dos brasileiros estão endividados.

Esses dados foram divulgados este mês e tiveram setembro como período pesquisado. As dívidas são de cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestações de carro e de casa própria.

Matemático e economista, agora também aluno de mestrado na Faculdade de Economia da UFMT, Luiz Carlos da Costa Júnior defende a implantação de programas permanentes de educação financeira em todos os setores da economia.

Tanto no público quanto na iniciativa privada, diz, deveria haver programas permanentes de educação financeira.

Os programas seriam a maneira de educar os mais velhos enquanto não se forma uma nova geração de consumidores, mais conscientes sobre os limites dos próprios gastos e a necessidade de planejamento financeiro.

Seria uma prática para corrigir a ausência do ensino financeiro nas escolas de ensino regular.

A educação financeira já compõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como disciplina transversal no ensino infantil e fundamental.

Tornou-se conteúdo obrigatório em todas as escolas do Brasil a partir de 2020. Entretanto, isso ainda não ocorreu.

A pandemia seria o entrave por impedir a capacitação dos professores e, consequentemente, a implantação na matéria na grade curricular.

Em agosto deste ano, o Ministério da Educação MEC), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários(CVM), lançou o Programa Educação Financeira nas Escolas.

A primeira atribuição desse programa é oferecer aos professores cursos gratuitos de formação em educação financeira, para que possam planejar as aulas e ensinar seus alunos.

A expectativa do MEC é que em três anos 500 mil professores estejam capacitados a levar o tema para mais de 25 milhões de estudantes brasileiros.

Na análise de Luiz Carlos da Costa Júnior, a cada dia a educação financeira torna-se mundialmente mais necessária.

Ele lembra que o aumento da inflação, como está acontecendo, reduz o poder de compra, eleva os riscos de endividamento e obriga os consumidores a reverem seus hábitos de consumo.

"Temos a sensação de que estamos ganhando menos", observa Costa Júnior sobre o efeito da inflação.

E, contrariando o que muitos avaliam, as famílias de menor renda não são as que estão mais endividadas. Quem ganha o salário-mínimo sobrevive. Enfrenta dificuldades para suprir necessidades básicas, como a alimentação. "Ninguém vive com dignidade ganhando o mínimo", frisa o economista.

Costa Júnior explica que aqueles que ganham melhor e dispõem de segurança salarial, como os servidores públicos, gastam mais porque entendem que a estabilidade financeira permite acesso a empréstimos e financiamentos.

E, também, mais assediados pelas instituições financeiras com oferta de crédito não resistem à tentação do consumo. Fazem financiamentos a longo prazo sem questionar os juros e avaliar os riscos.

No site do Banco Central (www.bcb.gov.br/ /acessoinformacao/calculadoradocidadao) o consumidor tem acesso à plataforma "calculadora do cidadão", que também pode ser baixada como aplicativo.

Nela se aprende sobre Correção de valores, juros e financiamento com prestações fixas, lucro com aplicação com depósitos regulares, entre outros.





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