Candidato promete implantar secretaria de Projetos
O candidato à Prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), prometeu que, se for eleito em outubro, vai implantar a secretaria de Projetos. O objetivo, diz ele, é ter um órgão competente que vai gerenciar a elaboração de todos os projetos estratégicos em Cuiabá, de modo a assessorar tecnicamente a administração municipal e garantir a captação de recursos.
"Será uma secretaria eminentemente técnica, compostas por especialistas de todas as áreas do serviço público e com competência para orientar as áreas meio e fim", explica Mauro. A falta de conhecimento técnico, diz Mauro, tem feito com que a prefeitura perca investimentos. Isto porque os governos Estadual e Federal possuem programas de incentivos, financiamentos e parcerias para as diversas áreas do serviço público, mas que necessitam de projetos de planejamento, viabilidade econômica, plano de trabalho, entre outros requisitos.
"Temos profissionais excelentes na Saúde, Educação, Transportes, Cultura, etc. Enfim, em todas as áreas, mas que não são especialistas em projetos, não se dão bem com a burocracia. A falta da assessoria técnica para a elaboração de projetos faz com que as secretarias percam os recursos de programas e, a população, perca os benefícios".
Segundo Mauro, ainda este ano ele mesmo pretende selecionar cada um dos integrantes da secretaria, uma vez que a criação da mesma será um de seus primeiros atos ao assumir a prefeitura.
As áreas de saúde, educação e saneamento, segundo Mauro, perdem hoje muitos recursos por falta de projetos.
CULTURA - O anúncio da criação da secretaria de Projetos aconteceu durante uma reunião na manhã desta quarta (1) entre Mauro Mendes e representantes do segmento cultural, área que atua eminentemente com a captação de recursos. Para o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Laino, que participou do encontro, "as secretarias municipal e Estadual devem trabalhar em conjunto para potencializar os recursos existentes".
O secretário apoiou a implantação da pasta e disse que na área da Cultura muitos editais são perdidos por falta de técnica. "O artista sabe produzir a arte, mas sem um assessoramento técnico fica difícil levar adiante os projetos".
Comentários