Executivos das Associações Comerciais de Mato Grosso participam de treinamento sobre liderança
A importante função de liderança de um executivo à frente de uma Associação Comercial foi destaque no treinamento realizado pelo especialista Moacir Pereira Pinto Júnior, da Associação Comercial e Empresarial de Campo Grande (MS), durante o Encontro Estadual das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso, na última semana. O evento foi promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
De acordo com o especialista, as entidades vivem tempos de mudanças estruturais e precisam do engajamento do trabalho em equipe para melhorar a adesão e o relacionamento entre associados e Associações.
“Os executivos dão ritmo nas atividades das Associações e precisam ampliar suas percepções para que os associados permaneçam nas entidades. O trabalho do treinamento foi focado na área comportamental, na questão da percepção, criatividade, inovação, principalmente em cima dos produtos que a Facmat oferece e que dá suporte para as Associações”, contou Moacir Pereira.
Ele frisa que o executivo de uma Associação tem vários desafios, mas que tem nas mãos o poder de auxiliar o associado, mostrar possibilidades e alternativas para melhorar seus negócios.
“Fui enfático ao explorar situações do dia a dia e os executivos foram provocados a contribuir com ideias, com ações que estão sendo realizadas dentro de cada cidade para que possam criar uma sinergia entre eles, onde todos obtenham ganhos de forma mútua”, citou.
Para a executiva da Associação Comercial e Empresarial de Várzea Grande (ACIVAG), Valdete Ourives, o treinamento atingiu a finalidade de promover a interação necessária e a motivação na atividade exercida.
“A palestra foi bem emocional e o Moacir conseguiu atingir aquilo que precisávamos, que é a questão motivacional, a interação com nossos associados. Ele também foi muito humano ao citar situações pessoais, o que demonstra que se importa também com o lado pessoal das pessoas que estão trabalhando”, relatou.
O executivo Neverson dos Santos Carmos, da Associação Comercial e Empresarial de Campo Verde (ACICAVE), aproveitou para agradecer a Facmat pela realização do treinamento, que segundo ele, abriu um leque de opções para vivenciar.
“O treinamento foi muito importante porque proporcionou novas visões que no nosso dia a dia não conseguimos enxergar. Através de uma dinâmica em grupo, saímos da zona de conforto e pudemos descobrir novos desafios e oportunidades que os nossos associados buscam, revitalizando e trazendo o associativismo, que é nossa missão”, opinou.
Recém admitido ao posto de executivo, Alcides Batista Martins Júnior, da Associação Comercial e Empresarial de Marcelândia (ACEMAR), lembrou que a experiência de participar do treinamento é muito válida. Ele ocupa o cargo desde junho deste ano.
“O treinamento foi muito relevante, conseguimos enxergar outras maneiras de realizarmos nosso trabalho. Nesse exercício proposto pelo Moacir, pudemos verificar nossos pontos fortes e fracos, e a partir daí, trabalhar formas de readequar nosso dia a dia e fazer atendimentos mais adequados para nossos associados”, concluiu.
Comentários