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Economia
Sexta - 05 de Novembro de 2021 às 17:54
Por: Da Assessoria

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Definido como a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade, o empreendedorismo, que pode ser um negócio, um projeto ou até mesmo um movimento foi tema de duas importantes palestras durante o Encontro Estadual das Associações Comerciais e Empresarias de Mato Grosso, na última semana, em Cuiabá. O evento foi promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), no Centro de Eventos do Pantanal, na Capital.



Com uma longa e admirável história à frente das lojas Martinello Eletrodomésticos, o empreendedor Osvaldo Martinello, diretor da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), apresentou um balanço da empresa ao longo de mais de 30 anos de operação em Mato Grosso e comparou com os “Desafios da Pandemia”.



Segundo o empresário, hoje o consumidor está cada vez mais ávido por informações referentes ao produto, à compra e a empresa, sendo imprescindível que os estabelecimentos se mantenham atuais e inovadores.



“O consumidor está cada vez mais vigilante, confere tudo, inclusive nas vendas e-commerce. Ele gosta de acompanhar todo o processo, se o produto foi colocado na transportadora, se foi faturado, nós percebemos isso e temos que aprimorar cada vez mais essas necessidades do consumidor, porque fazem parte da experiência de compra”, contou Martinello, que inaugurou a primeira loja do grupo em 1989, no município de Lucas do Rio Verde.



Atualmente, o Grupo Martinello conta com 93 filiais em 61 cidades mato-grossenses, possui frota própria de caminhões para distribuição e entrega de mercadorias e cerca de 2.800 colaboradores, com 100% de operação própria.



O resultado positivo, aponta o empresário, refere-se, ao bom atendimento ao cliente. “Temos que entender que mesmo avançando em tecnologia, não podemos nos esquecer de que o básico precisa ser bem feito. Sempre digo para o meu pessoal de que o consumidor que vai à loja precisa ter a sensação de bem-estar”, explica.



“Por exemplo, um cliente que vai comprar um roupeiro, passa por pelo menos cinco fases de experiência no atendimento, se uma dessas fases falha, vai diminuir a experiência de compra e ele vai para o concorrente”, completou Martinello.



Instituto Huno



Luciana Matos, diretora do Instituto Huno, que integra o Grupo Matos, responsável pelas franquias O Boticário, Quem Disse Berenice e o salão de beleza Soberana, em Mato Grosso, abordou a “Humanização nas Empresas”, sob o ponto de vista do empreendedorismo feminino.



Conforme Luciana, o conceito de empresas humanizadas refere-se aos empreendimentos que ampliaram seu propósito para além da criação de riqueza, mas atuando como agentes para um bem maior.



“As empresas humanizadas têm muitas lideranças femininas e as empresas procuram pelo Instituto Huno para buscar esse valor, de que forma podem conseguir dizer aos seus colaboradores qual a proposta de valor dessa empresa, pois as empresas humanizadas são atrativas ao mercado, para a sociedade e para quem trabalha, tem amor pelo cliente interno e externo”, ressaltou a diretora.



Algumas das ações propostas pelo Instituto para que as empresas sejam humanizadas são voltadas para acolher as mulheres. “Nós estimulamos muito as empresas a pensar em ações voltadas para as mães, para o público feminino, com acolhimento, flexibilidade de horário, isso gera valor para essa organização. No Grupo Matos, por exemplo, quando a mulher volta da licença maternidade, temos toda uma receptividade, além do período de seis meses de licença, mais um mês de férias”, frisou.



Ela também citou algumas ferramentas de autoconhecimento e transformação, leis sistêmicas que as empresas humanizadas podem se basear, como a lei da ordem, sustentada pelo respeito à hierarquia, lei do equilíbrio, entre dar e receber e lei do pertencimento, da inclusão das pessoas.



“Que façamos da nossa trajetória profissional e das nossas empresas, uma história, um legado, que possamos deixar uma marca na vida de alguém, que possamos contribuir, criar propósitos, gerar valor, poder fazer um mundo melhor”, finalizou.



O Encontro Estadual das Associações Comerciais e Empresarias de Mato Grosso aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro, em Cuiabá.





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