Novembro azul
MT registra 138 casos de câncer de próstata neste ano Câncer de próstata é o que mais mata o público masculino, seguido do câncer na boca, pulmão e o estômago
O câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente nos homens, excluindo-se o de pele. Neste ano, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), foram 138 casos deste tipo neoplasia diagnosticados em Mato Grosso. É o que mais mata o público masculino, seguido do câncer na boca, pulmão e o estômago.
No Estado, a taxa de incidência bruta do tumor de próstata representa 58,19% por 100 mil habitantes, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Só em Cuiabá, são 61,67% casos/100 mil indivíduos. A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam após os 50 anos.
E, dentre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença, está a genética e o estilo de vida. Para alertar, é realizada a campanha “Novembro Azul”. No Estado, uma das ações a Saúde estadual é a distribuição de cartilhas educativas e lâminas de apoio ao rastreamento do câncer de próstata, produzidos pelo Inca. Neste ano, também foram diagnosticados nove cânceres de pênis e três de mama masculino.
Já a rede municipal de saúde pública é a referência para o atendimento e encaminhamento ao tratamento específico do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Várzea Grande, as atividades foram iniciadas pelos servidores que cuidam da população atendida nas unidades de saúde da rede SUS.
“Fizemos esta escolha, de iniciarmos a campanha do ‘Novembro Azul’, começando pelos servidores da saúde, que com suas atividades intensas no cuidado com o cidadão várzea-grandense, não tem tempo suficiente para cuidar de si”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.
Na cidade, as 18 unidades básicas estão à disposição do público masculino para realização de exames e acesso a consultas médicas. “O nosso objetivo principal é promover ações para o público masculino com serviços de saúde com espaços masculinos, espaços inclusivos à saúde do homem”, afirmou.
A intenção é trabalhar a prevenção. “Vamos divulgar a importância de homens com mais de 40 anos procurarem um médico regularmente, mesmo sem sentir nada, para avaliar as doenças relacionadas ao trato urinário inferior. Convidamos os homens da nossa cidade a comparecerem nas unidades básicas de saúde disponíveis para fazerem exames preventivos. Afinal, a prevenção e o diagnóstico precoce são as principais atitudes contra o câncer de próstata. Porque quando o assunto é prevenção, todos saem ganhando”, avaliou o superintendente de Atenção Primária, Geovani Renfro.
As causas do câncer de próstata são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 50 anos de idade, as chances de se desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já tiver ocorrido algum caso na família.
Também é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos ou 45, se houver casos na família, devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames que consistem no toque retal e no exame de sangue, para verificar o PSA (antígeno prostático específico). Havendo suspeita é preciso fazer a biópsia da próstata para obter diagnóstico preciso.
Comentários