Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 10 de Dezembro de 2021 às 17:35
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), da Fecomércio-MT, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Cuiabá), do IPHAN-MT, do Conseg Central e profissionais da arquitetura e urbanismo participaram nesta quinta-feira (09.12), no Salão Nobre do Palácio Alencastro, de uma reunião para definição de ações conjuntas que visem a recuperação e a revitalização do Centro Histórico de Cuiabá.

O grupo, que faz parte dos Amigos do Centro Histórico de Cuiabá (ACHC), foi recebido pelos secretários municipais de Governo, Luís Cláudio Castro Sodré, e o titular da pasta de Turismo, Oscarlino Alves. Especificamente, foi debatido sobre convênio a ser assinado junto a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que irá servir como ferramenta para fomentar ações e propostas para a região.

“O município precisa assinar esse termo com a UFMT para que ela comece a ter a viabilidade de colocar o plano de gestão no plano diretor. Dessa forma, podemos começar a criar políticas públicas necessárias direcionadas ao Centro Histórico”, explicou a coordenadora do ACHC, Maria Cândida Camargo.

Segundo Jonas Alves, presidente da ACC e da Facmat, entidades localizadas no histórico prédio Palácio do Comércio, no coração da Capital, a luta pela organização do centro histórico é antiga. "Há anos, desde o primeiro mandato do prefeito Emanuel Pinheiro, apresentamos soluções e alternativas, para revitalizar essa região. E, agora, mais uma vez, estamos pedindo políticas públicas voltadas ao centro de Cuiabá, porque isso não tem no momento”, comentou o líder empresarial.

As ferramentas já existem, completou Jonas, o que resta é esse trabalho em conjunto para que de uma vez por todas seja finalizado o projeto de revitalização. "A questão não é financeira, porque existem parcerias público-privadas (PPPs) que podem auxiliar nas necessidades da cidade. É preciso criar uma série de atividades e fomentar os segmentos que se enquadram na área”, concluiu Jonas.

Depois das explanações do presidente da ACC e Facmat, o secretário Luís Claudio sugeriu a criação de um comitê com os membros das entidades presentes, para que juntos possam criar uma legislação viável para as necessidades do Centro Histórico. “Até o final desse ano vamos criar essa comissão. Firmar essa parceria oficialmente entre a Prefeitura de Cuiabá e setor comercial do Centro Histórico. Nessa junção de esforços e, expectativas, em um futuro cada vez mais atrativo no cenário cultural e turístico”, sinalizou o secretário.

Oscarlino argumentou que quando foi convidado pelo prefeito Emanuel Pinheiro para estar à frente da Secretaria, foi a ele delegada a missão de elevar Cuiabá ao seu real potencial turístico. "A ordem é ouvir os atores envolvidos no segmento do turismo da capital, bem como o trade. Estamos atuando justamente nessa proposta, de entregar uma Cuiabá cada vez melhor de se viver, disse.

Para Maria Cândida, a reunião foi satisfatória, mas o grupo aguarda que as decisões saiam do papel. “O secretário disse que a assinatura do termo já está em tramitação, então vamos aguardar para que realmente saia do papel e siga para a ação”. (Com informações da Secom/Cuiabá)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/449094/visualizar/