Cuiabá termina a Série A com 41% de aproveitamento; veja os números A equipe mato-grossense finalizou o campeonato na 15ª posição na tabela, com 47 pontos
Em sua primeira participação na elite do futebol brasileiro, o Cuiabá Esporte Clube segue alcançando marcas expressivas em tão pouco tempo de existência. Prestes a completar 20 anos, o Dourado encerrou a sua participação na Série A 2021 nessa quinta (09) com dois objetivos alcançados na temporada. Além de cravar a permanência na primeira divisão, o clube mato-grossense conquistou também uma vaga na Copa Sul-Americana de 2022.
AssCom Dourado
O Cuiabá terminou o Campeonato Brasileiro com 41% de aproveitamento. Em 38 jogos, o Dourado obteve 10 vitórias, 17 empates e 11 derrotas sofridas na competição. A equipe auriverde encerrou a competição na 15ª posição na tabela, com 47 pontos. Ao todo, foram 34 gols marcados e 37 sofridos no Brasileirão.
Elton (nove), Jenison (quatro), Jonathan Cafú e Pepê (três), Clayson, Felipe Marques, Marllon e Rafael Gava (dois), Rafael Papagaio, Uillian Correia, Max, Paulão e Alan Empereur com um cada foram os autores dos gols do Cuiabá no Brasileirão. Nathan Silva, do Atlético-MG, marcou um contra.
Paulão e Uendel foram os atletas que mais entraram em campo pelo Dourado – 35 jogos cada. O atacante Elton foi o artilheiro do time na temporada, com 9 gols anotados. Já o volante Rafael Gava foi o líder de assistências do time, com 5 contribuições. Clayson (quatro), João Lucas, Cabrera, Pepê e Felipe Marques (duas), Guilherme Pato, Marllon, Lucas Ramon e Jenison com uma cada, foram os autores das outras assistências.
O Cuiabá terminou o campeonato com a quinta melhor defesa da Série A, ao lado de América-MG e Sport. Das 38 rodadas, o Dourado ficou apenas seis vezes na zona de rebaixamento.
Como mandante, o Cuiabá conseguiu um aproveitamento de 47,7%. Em 19 jogos, a equipe do técnico Jorginho conquistou 27 pontos em seus domínios, alcançando 7 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. Ao todo, foram 18 gols marcados e 20 sofridos jogando na Arena Pantanal.
Por outro lado, o Dourado também conseguiu um bom aproveitamento atuando fora de casa - 35%. Em 19 partidas longe de Mato Grosso, o Cuiabá obteve 3 vitórias, 11 empates e 5 derrotas pelo Brasileirão. Ao todo, foram 20 pontos conquistados longe da Arena, com 16 gols marcados e 17 sofridos.
No primeiro turno, a equipe auriverde disputou 19 jogos e conseguiu 5 triunfos, 9 empates e 5 revés. Foram 24 pontos conquistados, com 19 gols anotados e 19 sofridos. O aproveitamento do Dourado na primeira fase do Brasileirão foi de 42,1%.
Já no segundo turno, o Cuiabá somou mais 23 pontos nas outras 19 rodadas finais do campeonato. Foram 5 vitórias, 8 empates e 6 derrotas na reta final do Brasileirão. O time mato-grossense marcou 15 gols e sofreu 18. O aproveitamento foi de 40,3%.
AssCom Dourado
Objetivos alcançados
O técnico Jorginho parabenizou a equipe pelos objetivos alcançados e agradeceu a torcida que apoiou e acreditou no seu trabalho à frente do time mato-grossense. Jorginho afirmou ainda que foi uma honra ser o técnico do Dourado na temporada 2021.
"É uma Copa do Mundo para nós, um time que vai completar 20 anos no dia 12, conseguir permanecer na Série A e uma vaga na Sul-americana, com certeza é um grande feito. Estou muito feliz em poder fazer parte disso, tenho honra de ter sido o treinador nesse ano. Quero agradecer todo o torcedor que nos apoiou o tempo todo lá em Cuiabá , e também aqueles que vieram até aqui em Santos para nos ajudar. Um beijo no coração de todos vocês. Um feliz natal e um próspero ano novo", avaliou o treinador.
Comentários