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Politica MT
Terça - 14 de Dezembro de 2021 às 08:10

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Mesmo sem ter a exatidão sobre os custos totais da obra do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), o governador Mauro Mendes (DEM) lançou o edital para a contratação de uma empresa para elaborar os projetos básicos e executivos de engenharia e desapropriação.

Através da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o governo afirma que valor da obra ficará em R$ 480 milhões. Porém, esta soma será estimada com mais segurança depois que os projetos ficarem prontos.

Em setembro deste ano, por exemplo, o próprio governo afirmou que as obras do BRT ficariam em R$ 630 milhões. Na ocasião, Mendes chegou a culpar a inflação pelo aumento de R$ 200 milhões desde o dia em que anunciou a desistência do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em dezembro de 2020 pelo valor de R$ 430 milhões.

“Todos vocês sabem e, lamentavelmente, é uma verdade, que o preço do aço subiu 100% neste período. O cimento subiu, material de construção subiu, tudo subiu muito nesse período. E agora, quando está finalizando o processo de licitação, eu não posso lançar uma licitação com o preço de um ano atrás, quando nós fizemos essa estimativa”, disse na ocasião.

A contratação da empresa será realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi). A abertura das propostas está marcada para o dia 27 de janeiro de 2022, na sede da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

“Chegamos ao desfecho desse imbróglio, após tantos anos de espera da sociedade. O BRT será uma solução definitiva, com custo menor para os cidadãos e mais econômica para o Estado, proporcionando uma mobilidade urbana mais vantajosa para todos, pois os corredores do BRT integrarão também os ônibus de linha tanto de Cuiabá, como de Várzea Grande, além de ter a possibilidade de expansão para todos os cantos das cidades”, destacou o governador Mauro Mendes no anúncio.

A empresa vencedora também atuará na obtenção de licenças, outorgas, aprovações e execução das obras de implantação do corredor do BRT. Na prática, a empresa vencedora irá realizar o projeto do BRT e depois executá-lo.

A obra prevê as construções de 46 estações, de um terminal na região do Coxipó e outro no CPA, e a reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande. Será construído ainda um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, de uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de um parque linear na avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.





Fonte: Do GD

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