Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Dezembro de 2021 às 10:00
Por: Rita Comini, editora de A Gazeta

    Imprimir


Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Após 100 dias de restrição e prejuízos da ordem de US$ 762,3 milhões, a China volta a importar carne bovina brasileira desossada de animais com menos de 30 meses.

O fim do embargo foi comunicado na madrugada desta quarta-feira (15) pela Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) e confirmado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A notícia foi recebida com otimismo pelos pecuaristas, especialmente os de Mato Grosso, estado que possui o maior rebanho bovino do país e tem a China como um dos principais destinos da proteína.

No Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) a expectativa é de recuperação em um curto espaço de tempo. Para a entidade, o restabelecimento do mercado é fruto da diplomacia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e, principalmente, da confiança no serviço sanitário do país. Na avaliação do presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro Júnior, a questão está mais relacionada a mercado. “A China suspendeu o embargo que nunca deveria ter acontecido, provando que a questão nunca foi sanitária, mas político-econômica. Com 1,4 bilhão de habitantes para alimentar e uma classe média emergente muito importante, que gostou da nossa carne em razão do preço, qualidade e quantidade, o governo chinês não teria mais como segurar esse embargo”, afirmou.

A expectativa agora é de melhoria e aquecimento do mercado futuro da carne bovina. “Esse é um presente de Natal para todos os brasileiros. Acreditamos que 2022 será um ano muito melhor para a pecuária”, disse o presidente da Acrimat.

Segundo ele, o Brasil hoje está em uma posição mais confortável no exterior, com a abertura significativa de mercados que tem comprado bastante do Brasil, como todo o sudeste asiático, a Rússia que está iniciando suas compras, e uma grande surpresa, que foi o volume importante destinado aos Estados Unidos.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/449235/visualizar/