Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 31 de Julho de 2012 às 08:41
Por: Valérya Próspero

    Imprimir


     Dos 2.170.993 eleitores em Mato Grosso, 53,23% não possui sequer o ensino fundamental completo. O levantamento foi divulgado pelo TSE nesta segunda (30). O dado é ainda mais preocupante quando levado em consideração que a quantidade de eleitores no Estado corresponde a apenas 1,54% do eleitorado do país.

 

      Desse total, 5,4% são totalmente analfabetos; 13,7% apenas leem e escrevem, mas não frequentaram a escola. Os que iniciaram mas não cursaram até a 8ª série (hoje 9º ano) somam 34,13% dos eleitores. Apenas 13,34% concluíram o curso desta primeira etapa escolar. O percentual daqueles que concluiu o ensino superior, ou seja, chegou a cursar uma faculdade, é ainda menor: 4%.

      O levantamento do TSE também mostrou a diferença do nível de escolaridade por gênero e as mulheres saem na vantagem. Do total de votantes que concluíram o ensino superior, 43% são homens e 56% mulheres. A mesma proporção é verificada entre os eleitores que completaram o ensino médio. Entre os analfabetos há equilíbrio entre os gêneros, com 48% de homens e 51% de mulheres.

 

      Apesar do grande número de eleitores com poucos anos de escolaridade registrado no último fechamento do cadastro eleitoral, os dados demonstram que o eleitorado mato-grossense tornou-se mais instruído entre as eleições municipais de 2008 e 2012. Foi registrado aumento daqueles que concluíram o ensino fundamental passando de 150,3 mil, em 2008, para 155,3 mil, neste ano. Já aqueles que concluíram o ensino superior passaram de 62,7 mil, em 2008, para 87,7 mil, em 2012.

 

      O ensino fundamental completo é grau de instrução básico para o cidadão e, segundo lei Diretrizes e Bases (LDO) de 1996, é obrigatório e gratuito, inclusive para aqueles que não tiveram acesso a escola na idade própria, entre 5 e 14 anos.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/44936/visualizar/