Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Janeiro de 2022 às 06:30
Por: Lislaine dos Anjos/Mídia News

    Imprimir


Christiano Antonucci/Secom-MT
Centro de Cuiabá: comércio espera sofrer menos perdas em 2022
Centro de Cuiabá: comércio espera sofrer menos perdas em 2022

O ano de 2022 terá mais dias úteis em Cuiabá, com apenas um feriado permitindo aos trabalhadores terem um “fim de semana prolongado”, o que vai ocorrer na Sexta-Feira Santa. A notícia agrada os comerciantes, que alegam perdas decorrentes da pandemia.

Na Capital ao todo serão 10 feriados – dos quais três caem aos finais de semana – e sete pontos facultativos (veja as listas completas no final da matéria).

Na Capital, dois feriados foram "rebaixados" para a condição de pontos facultativos, a pedido dos comerciantes, em razão das perdas registradas ao longo dos últimos anos, principalmente em razão da pandemia da Covid-19.

São eles o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e o Dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro). O aniversário da Capital, comemorado no dia 8 de abril (um sexta-feira), também será ponto facultativo.

Em média, um dia fechado pode representar 5% do faturamento mensal da empresa

Ao MidiaNews, o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fábio Granja, lembrou que o fechamento de estabelecimentos comerciais e de serviços durou meses em alguns estágios da pandemia e que os setores finalmente começaram a reagir em 2021.

“Solicitamos a redução do número de feriados durante o ano não devido às datas que estão sendo comemoradas - estas sempre serão respeitadas. Porém, que possam ser comemoradas sem necessidade de fechar as portas ou de gerar maiores custos [aos empregadores]”, disse.

“Porque existem feriados em que é permitida a convocação do colaborador, mas aí é preciso pagar hora dobrada. E em muitos casos acaba não sendo viável a abertura, pois o custo aumenta e não necessariamente a venda, principalmente em feriados prolongados”, explicou.

Prejuízos ao comércio

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com menos feriados nacionais caindo em dias úteis, o ano de 2022 deve ser de menos perdas ao comércio quando comparados aos últimos oito anos.

Solicitamos a redução do número de feriados durante o ano

Segundo a CNC, o comércio varejista sofreu um prejuízo de R$ 22,11 bilhões em razão dos feriados em 2021. Para este ano, o prejuízo projetado ao setor em razão dos feriados é de R$ 17,25 bilhões.

Conforme o superintendente da CDL, ao fechar as portas em razão do feriado, os comerciantes não se livram de custos e despesas fixas, como é o caso de aluguel, impostos e folha de pagamento.

“Em média, um dia fechado pode representar 5% do faturamento mensal da empresa. Dependendo do feriado, esse percentual pode chegar a 7%”, explicou Fábio Granja.

“É menos receita, menos faturamento, porém os custos eles são mantidos e diante de um cenário de recuperação da economia, é preciso produzir. A roda da economia precisa girar com mais equilíbrio”, completou.

Veja a lista de feriados em Cuiabá no ano de 2022:

- 1º de janeiro (sábado): Confraternização Universal

- 15 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo

- 21 de abril (quinta-feira): Tiradentes

- 1º de maio (domingo): Dia Mundial do Trabalho

- 16 de Junho (quinta-feira): Corpus Christi

- 7 de setembro (quarta-feira): Independência do Brasil

- 12 de outubro (quarta-feira): Nossa Senhora Aparecida

- 2 de novembro (quarta-feira): Finados

- 15 de novembro (terça-feira): Proclamação da República

- 25 de dezembro (domingo): Natal

Veja a lista de pontos facultativos na Capital em 2022:

- 28 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval

- 1º de março (terça-feira): Carnaval

- 2 de março (quarta-feira): Quarta-feira de cinzas (Expediente após as 13h)

- 08 de abril (sexta-feira): Fundação da Cidade de Cuiabá

- 28 de outubro (sexta-feira): Dia do Servidor Público

- 20 de novembro (domingo): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

- 8 de dezembro (quinta-feira): Dia de Nossa Senhora da Conceição





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/449521/visualizar/