Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 11 de Janeiro de 2022 às 06:47
Por: Jessica Bachega e Khayo Ribeiro/Gazeta Digital

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), voltou a frisar a proibição de festas de Carnaval na Capital, incluindo tanto festejos públicos quanto privados. O apontamento do gestor foi feito na manhã desta segunda-feira (10), durante sua vacinação com a terceira dose contra a covid-19.

Segundo o chefe do Executivo municipal, o decreto publicado no início de dezembro de 2021 já estipulava a proibição de festas. Contudo, além da medida, o gestor tentará ainda convencer os demais municípios da Baixada Cuiabana a cancelarem as festividades, em virtude do aumento de casos de covid e Influenza.

Conforme noticiado pela reportagem, Cuiabá tem registrado alta dos contágios nas últimas semanas, inclusive com registro de ocorrências de coinfecção, nos quais as pessoas são contagiadas tanto pela covid quanto pela gripe ao mesmo tempo.

Neste cenário, o prefeito reforça a necessidade de proibição das festas. Ao atender à imprensa, ao gestor apontou ainda que anunciou a medida meses antes da data de celebrações para que o setor de eventos não fosse pego de surpresa.

Além disso, Emanuel tentará durante reunião do consórcio de cidades da Baixada Cuiabana convencer os demais líderes municipais a não permitirem os festejos. A tratativa se dará baseada no aumento de casos provocado pelas festas e consequente alta na demanda da Saúde em Cuiabá.

"Sei o quanto que é importante, mas nós temos que pensar aí exatamente é a que custo isso? Será que um custo de um evento desse atingir na saúde da população será que compensa? Claro que não", apontou o emedebista.

"Vou levar os dados de Cuiabá, porque queiram ou não queiram, o estado inteiro estoura aqui em Cuiabá hoje mesmo recebendo ligação de lideranças de Aripuanã pedindo pelo amor de Deus o leito de UTI. Aripuanã a mais de mil quilômetros no norte do estado. Isso é todo dia", acrescentou.

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que Cuiabá é a cidade mato-grossense com mais casos e mortes da covid registrados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Capital registrou aumento de 104 para 110 no número de pessoas internadas entre sábado (8) e domingo (9).

Em números absolutos, Cuiabá já registrou 115.118 contágios, dos quais em 110.967 ocorrências as pessoas infectadas se recuperaram. Contudo, outros 3.557 moradores da Capital e 1079 não residentes morreram no município por conta da doença.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/449645/visualizar/