Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 14 de Janeiro de 2022 às 09:10
Por: Elayne Mendes

    Imprimir


Chico Ferreira

Testes de coronavírus (covid-19) realizados nas unidades públicas de saúde de Cuiabá nos primeiros dias de janeiro superam em 177,6% os realizados durante todo o mês de dezembro, passando de 1.578 para 4.381, conforme aponta a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em Várzea Grande o cenário não é diferente, uma vez que há estimativa de aumento de 500% na testagem do tipo. Nesse mesmo período comparativo, laboratórios privados e farmácias também registraram uma procura desenfreada pela testagem, representando um crescimento médio de 60% e 50%, respectivamente. Cenário pode resultar na falta de kits.

A gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, Flávia Guimarães diz que o aumento na procura por testes de covid-19 nas unidades básicas de saúde (UBSs) da Capital é notório.

Por isso, ela pede que a pessoa só procure por esse tipo de serviço caso realmente apresente sintomas gripais ou tenha tido contato direto com alguém positivado para a doença. "No momento temos que fazer o uso racional desses testes, porque diante da demanda crescente podemos, em breve, não conseguir atender a população que realmente precisa. É necessário ter bom senso".

Guimarães também pede paciência por parte da população ao se dirigir às unidades médicas da Capital, pois lembra que desde dezembro, com o surto de influenza, as equipes de saúde têm se readequado à realidade, já que muitos profissionais também adoeceram e tiveram que se afastar. "E na sequência já começou a reincidência de casos de covid-19 que desfalcou ainda mais nossas equipes, paralelo à descentralização dos polos de vacinação e a busca por atendimento médico. Foi muita coisa em um curto espaço de tempo".

Conforme a SMS, no momento, todas as unidades básicas de saúde têm os testes rápidos de antígeno. Algumas UBSs realizam também o exame RT-PCR. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas contam com os dois tipos de exame, que são realizados mediante avaliação clínica.

Na cidade vizinha

Secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros informou que a última remessa de testes tinha 10 mil kits e a quantidade já está próximo do fim e deve atender a demanda somente desta semana. "Já notificamos os governos Estadual e Federal sobre a necessidade do reforço de envio de mais testes de covid-19 e esperamos receber uma nova remessa antes que os kits em nossos estoques se findem. Porém, já estamos procurando adquirir os testes diretamente com as fábricas, para evitar deixar a população desassistida".

Barros destaca que os dias pós festas de fim de ano têm sido de extrema tensão nas unidades de saúde, uma vez que nitidamente há uma nova explosão de casos de covid-19 em todo o país, acompanhando o surto de influenza. Além da população, nossas equipes de saúde também estão adoecendo e isso nos preocupa demais, uma vez que prevemos uma linha crescente de casos dessas doenças, sem data para queda.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/449724/visualizar/