Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Fevereiro de 2022 às 10:31
Por: Wesley Santiago

    Imprimir


Ueslei Marcelino/Reuters

A Secretaria de Saúde de Sinop (480 quilômetros de Cuiabá) decidiu restringir o uso dos testes para identificação da Covid-19, limitando a utilização a pacientes que apresentem quadros de moderados a graves e que necessitam de internação. A medida leva em consideração a dificuldade de aquisição e distribuição dos insumos por parte dos fornecedores em todo o Brasil, com aumento de casos devido a variante Ômicron.

“O município de Sinop tomou atitude de restringir os testes, até por orientação do Ministério da Saúde, devido à falta em nível nacional. Não acabaram os testes de Sinop, porém, nós restringimos seu uso, direcionando, somente, para àqueles pacientes que serão atendidos pelas unidades de sintomas gripais e que necessitarem de uma transferência para UPA ou de uma transferência [da UPA] para algum hospital regional”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

A última aquisição de insumo foi realizada no final do ano passado e até a última semana a entrega era aguardada. “Fizemos a compra no final do ano e, na ocasião, tínhamos uma grande quantidade, em torno de 15 mil testes. Hoje, estamos com uma quantidade de 2 mil, por isso restringimos. Compramos, porém, a previsão de entrega é nesta semana, mas em pequenas quantidades", pontuou a secretária.

A limitação na testagem não altera a rotina de funcionamento nas unidades destinadas a sintomas gripais. Conforme Daniela, os atendimentos seguirão os protocolos ministeriais e, os munícipes que apresentarem os sintomas serão acolhidos pelos médicos, passarão por consultas e receberão as recomendações para tratamento.

Atualmente, oito unidades de saúde estão destinadas para atender a população sinopense que apresentar sintomas gripais. A policlínica Menino Jesus, a unidade Covid Primaveras e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Vindilina II funcionam 24 horas. Já as UBS’s Primaveras, Palmeiras, Ibirapuera, Sebastião de Matos e Violetas atendem de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

Sinop está registrando a média de 1,5 mil atendimentos diários entre às oito unidades de saúde destinadas aos sintomas gripais.

Devido à grande procura, a secretária reforça a necessidade do apoio da população em manter os cuidados básicos como uso da máscara, cuidados de higiene e evitar as aglomerações, de modo a diminuir a transmissão e, consequentemente, a superlotação nas unidades tanto da rede pública quanto privada.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/449972/visualizar/