Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Fevereiro de 2022 às 06:50
Por: Thalyta Amaral/Gazeta Digital

    Imprimir


Lívia Viana

Cuiabá e mais 115 cidades de Mato Grosso estão irregulares junto à Secretaria do Tesouro Nacional por não atualizar o Cadastro de Dívida Pública (CDP). As prefeituras tinham até 31 de janeiro para enviar os dados.

O envio de informações é obrigatório e estar irregular nesse quesito bloqueia a contratação de operações de crédito, ou seja, a prefeitura fica impedida de pegar empréstimos para grandes obras e investimentos.

Devem constar no cadastro informações com as dívidas consolidadas do município, assim como as garantias concedidas, precatórios, passivo atuarial, restos a pagar não processados, depósitos e insuficiência financeira.

Segundo o site do CDC, apenas 26 municípios de Mato Grosso prestaram contas dentro do prazo estipulado e tiveram o cadastro homologado. Uma prefeitura enviou as informações, mas ainda não teve o cadastro homologado. Outras 5 prefeituras estão no processo de envio de dados.

Entre as prefeituras que estão em dia com a Secretaria do Tesouro Nacional estão Alto Taquari, Barra do Bugres, Confresa, Diamantino, Lucas do Rio verde, Nortelândia, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Outro lado
Ao ser questionada sobre o assunto, a assessoria da Prefeitura de Cuiabá encaminhou a seguinte nota:

“A Contadoria Geral do Município esclarece que:


-Em relação a solicitação quanto ao prazo do envio de informações (que foi encerrado no dia 31 de janeiro), esclarece que depende de informações advindo do INSS para poder gerar o Cadastro da Dívida Pública e enviar à Secretaria do Tesouro Nacional;


-A regularização será feita até sexta-feira (4);


-Assevera que não haverá prejuízo ao município, uma vez que, no momento não há operação de crédito em análise na Secretaria do Tesouro Nacional da Prefeitura de Cuiabá”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/450058/visualizar/