PC fala em "defasagem" e aumenta plantões de delegados e policiais Delegados, investigadores e escrivães recebiam adicional noturno por até 8 plantões realizados por mês
O Conselho Superior de Polícia Judiciária Civil (CSPJC-MT) publicou uma resolução nesta quinta-feira (3) autorizando o aumento no número de plantões mensais que os servidores da corporação poderão realizar.
Agora, de acordo com a resolução, delegados, investigadores, escrivães, e demais servidores da PJC, poderão realizar até 10 plantões por mês – e receber o respectivo adicional noturno por cada um destes expedientes.
Na publicação, o CSPJC fala em “defasagem de servidores” ante a demanda crescente por serviços de segurança pública na sociedade. “Os fatos criminosos ocorrem ininterruptamente durante as 720 horas do mês e o atendimento emergencial/urgente deve ser realizado pela Polícia Civil a qualquer tempo, durante todos os dias úteis, sábados, domingos e feriados, somados à problemática acentuada diante da desproporção entre o crescimento da população e desenvolvimento econômico do Estado em face à defasagem de servidores ao longo dos anos”, diz a publicação.
Antes da resolução publicada nesta quinta-feira, a norma vigente na PJC era de que os servidores receberiam o adicional noturno por no máximo 8 plantões realizados no mês. Se houver a necessidade de ultrapassar os 10 plantões, “tal fato deverá ser submetido, com as devidas justificativas do superior hierárquico, à aprovação do Conselho Superior de Polícia”.O CSPJC justifica ainda a realização de plantões noturnos em razão da incidência de crimes nesse horário. O órgão apontou um percentual de 58,27% de infrações penais que ocorrem entre as 18h às 8h, e 41,73% das 8h às 18h.
Comentários