A prova de ciclismo de estrada na Olimpíada de Londres foi decepcionante para a Grã-Bretanha. O país tinha grandes esperanças de conquistar a primeira medalha no evento, mas os astros locais Mark Cavendish e Bradley Wiggins decepcionaram. Quem levou a melhor foi o veterano cazaque Alexander Vinokourov, que conquistou a medalha de ouro neste sábado.
A corrida
O time britânico começou a ficar na frente do pelotão após uma hora de prova, aproximadamente. Entretanto, um grupo formado por ciclistas de diferentes nacionalidades escapou e manteve a liderança da prova, deixando a uma diferença de cinco minutos para o restante dos atletas.
Restando 100 km para o fim da corrida, o grupo que havia se distanciado do pelotão se dividiu em dois, enquanto a distância entre a fuga e o pelotão diminuiu e ficou por volta de um minuto. O time britânico, que se mantinha a frente do pelotão, seguiu reduzindo a diferença que, há menos de 80 km do fim da prova, já era de 45 segundos.
No final da corrida, o cazaque Alexander Vinokourov e o colombiano Sergio Luis Henao Montoy pularam na frente e começaram uma disputa particular. Por fim, valeu a experiência de Vinokourov, que comemorou a medalha de ouro.
Toda a prova contou com grande presença do público, já que o ciclismo é uma das únicas modalidades que podem ser acompanhadas gratuitamente. O circuito passou por locais conhecidos da capital inglesa, como Palácio de Buckingham, Museu de História Natural, Putney Bridge e Richmond Park, além de cruzar o rio Tâmisa por seis vezes
Neste domingo, acontece a prova feminina, que, diferentemente da corrida de hoje, será disputada em 140 km. O Brasil estará na disputa com Clemilda Fernandes, Janildes Fernandes e Fernanda Souza.
Comentários