Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Março de 2022 às 09:47
Por: Vitória Gomes/Mídia News

    Imprimir


Parte do morro Nossa Senhora do Bom Despacho despencou
Parte do morro Nossa Senhora do Bom Despacho despencou

As fortes chuvas que caíram no domingo (13) causaram o deslizamento, nesta segunda-feira (14), de parte do morro Nossa Senhora do Bom Despacho, no Centro de Cuiabá.

O incidente acendeu o alerta de risco em três edificações próximas. São elas a Igreja do Bom Despacho, de 1918, o prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, de 1958, que abriga no primeiro piso o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, e a Igreja Universal do Reino de Deus, que fica na Avenida da Prainha.

Tirando a Igreja Universal, que fica abaixo, as outras edificações estão localizadas no topo do morro e correm risco de desmoronamento caso haja um novo deslizamento.

Após o incidente, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal estiveram no local para avaliar o risco de um novo desmoronamento.

Fotos mostram que algumas árvores, que antes ficavam em cima do morro, caíram e obstruíram completamente a rua na encosta.

Seria uma catástrofe perdermos um patrimônio histórico de grande importância para Cuiabá. Se as chuvas continuarem e nada for feito corremos sérios riscos de novos deslizamentos

A Prefeitura precisou isolar a área, fez a limpeza e remoções das árvores e terra do meio da rua, mas nenhuma contenção foi realizada, segundo relataram os responsáveis pelas edificações.

Elas ainda disseram que toda a manutenção do morro é feita pela gestão municipal, porém afirmam que o local está sem receber cuidados desde 2020, ano em que o Corpo de Bombeiros teve que apagar o incêndio que destruiu a vegetação do morro.

Aos órgãos da Prefeitura vem sendo solicitada com frequência a manutenção, mas sem sucesso.

Conforme o superintendente de Patrimônio Histórico e Museológico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, arquiteto Robinson Araújo, a Defesa Civil precisa se preparar para a necessidade de isolamento do local, evitando risco aos pedestres.

Ele ainda afirma que é necessário fazer o escoramento emergencial, estabilizando o murro de arrimo até a execução definitiva da manutenção.

Nesta terça-feira (15) o local onde ocorreu o deslizamento permanece interditado, porém, até a publicação da matéria, a reportagem não recebeu respostas sobre o resultado da avaliação da Defesa Civil.

História em risco

Além das perdas estruturais, os responsáveis estão preocupados com a possibilidade da perda do acervo histórico que está armazenado nessas edificações.

Apenas o Museu da Arte Sacra abriga itens dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, que falam sobre a história de Cuiabá. E na parte térrea do edifício ficam a Fundação Bom Jesus de Cuiabá e a Radio Bom Jesus.

Outro conjunto expressivo que está guardado no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição são os quatro retábulos provenientes da antiga Igreja do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, sendo dois de estilo barroco, um barroco-rococó e o outro neoclássico.

Esse acervo foi inscrito no Livro de Tombo de Belas Artes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2011.

O padre Antônio Edseu, pároco da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, diz estar preocupado com a possibilidade de um novo deslizamento tão próximo à igreja.

“Seria uma catástrofe perdermos um patrimônio histórico de grande importância para Cuiabá. Se as chuvas continuarem e nada for feito corremos sérios riscos de novos deslizamentos”, afirma.

A diretora do Museu de Arte Sacra, Viviene Lozi, relata que todos estão apreensivos, pois é preciso agir com urgência para construir a contenção no muro de arrimo, com escoras e concretagem.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS

Reprodução

Deslizamento morro Nossa Senhora do Bom Despacho

Reprodução

Deslizamento morro Nossa Senhora do Bom Despacho

Reprodução

Deslizamento morro Nossa Senhora do Bom Despacho





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/450890/visualizar/