Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Março de 2022 às 08:18

    Imprimir


Tony Ribeiro/TCE-MT

A última rodada de apresentações dos resultados alcançados em 2021 no programa voltado ao aprimoramento do planejamento estratégico das gestões, desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), contou com a exposição de dados dos municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra e Diamantino.

Coordenadas pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan) da Corte de Contas, as reuniões tiveram início em fevereiro e reuniram os 20 municípios signatários do Termo de Adesão ao projeto, que avalia o cumprimento de metas e a transparência das ações voltadas às demandas dos cidadãos.

De acordo com o subsecretário da Pasta, Guilherme de Almeida, a missão do setor é aprimorar cada vez mais o planejamento na gestão pública. "Ficamos felizes com a participação dos prefeitos porque, se não tiver comprometimento da alta direção, não se chega nos objetivos definidos", disse.

Na ocasião, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, destacou que a cidade tem evoluído em seus indicadores graças ao acompanhamento proposto pelo programa. "Evoluímos na média de escolaridade, longevidade e redução da mortalidade infantil e ainda iremos avançar mais", pontuou.

No município, 48 das metas propostas foram cumpridas e 15 não cumpridas. Vale destacar o aumento de 500 para 780 no número de famílias cadastradas no Sishabi com moradia ou lotes até dezembro de 2021 e a elevação de 69,80% para 70,49% na pavimentação asfáltica nas vias urbanas.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, explicou que, embora o último ano tenha sido difícil, por conta da pandemia, o desempenho da gestão foi satisfatório. "Fica o desafio para toda a equipe: temos que ser melhores do que no ano passado. A sociedade precisa de mais respostas, com ações bem planejadas e executadas."

Lá, 47 metas estavam conformes e 19 inconformes. A cidade elevou de 36 para 70 o número de projetos executados pela Secretaria de Planejamento, os empregos formais saltaram de 23,7 mil para 25,3 mil e a taxa de desvinculação de pessoas acompanhadas nos serviços de Proteção Social Especial (PSE) foi de 60% para 72,72%.

O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto, por sua vez, destacou o perfil da administração. "Entendemos que uma gestão humana, transparente, responsável e sustentável, tem que ser orientada pelos resultados. Nesse sentido, uma das nossas principais ferramentas é este programa", reforçou.

Diamantino elevou o percentual de eventos de turismo e lazer de 45,7% para 83,3%, aumentou o percentual de atendimento às propriedades cadastradas no Programa de Mecanização de solo para formação de pastagens de 54,33% para 108,43% e a cobertura de abastecimento de água tratada de 96,01% para 97,19%.

O programa

O intuito do programa é contribuir para a melhoria dos serviços públicos, por meio de práticas que buscam introduzir na administração pública e na sociedade as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, todas elas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

Atendendo aos protocolos de biossegurança, decorrentes da pandemia de Covid-19, os encontros foram realizados virtualmente.





Fonte: MidiaNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/450915/visualizar/