Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 04 de Abril de 2022 às 09:44
Por: Eduardo Gomes/Diario de Cuiabá

    Imprimir


Emanuel Pinheiro, prefeito de Cuiabá não se desincompatibilizou para concorrer ao governo estadual
Emanuel Pinheiro, prefeito de Cuiabá não se desincompatibilizou para concorrer ao governo estadual

Nenhum arredou pé do mandato na prefeitura. Emanuel Pinheiro (MDB), de Cuiabá; Zé Carlos do Pátio (PSB), de Rondonópolis; Léo Bortolin (MDB), de Primavera do Leste; e Janailza Taveira (SD), de São Félix do Araguaia não se desincompatibilizaram para as eleições de outubro e estão fora da disputa eleitoral. O prazo para que deixassem o cargo terminou neste sábado, 2.

Crítico do governador Mauro Mendes (União) que deverá disputar a reeleição, Emanuel Pinheiro cumpre o segundo mandato consecutivo. Desde 2021 o prefeito de Cuiabá sinalizava que poderia disputar a eleição ao governo, e em março deste ano Emanuel deixou a prefeitura por 14 dias, para duas semanas de férias, período em que intensificou articulação visando eventual candidatura. Depois de visitar colegas prefeitos em vários municípios, e o ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), houve recuo do projeto de Emanuel, e ele sugeriu que seu vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) poderia disputar o Palácio Paiaguas. Porém, nem essa aparente opção por Stopa impediu que ele desafiasse Mauro Mendes pedindo que o governante assumisse pré-candidatura ao Palácio Paiaguás, para que os dois decidissem nas urnas a disputa entre eles – Mauro Mendes desqualificou a proposta.

Pátio é prefeito reeleito e exerceu outros mandatos. No ano passado, Pátio perdeu espaço no Solidariedade e foi para o PSB. O prefeito de Rondonópolis não assumia abertamente interesse em candidatura ao governo, mas seu grupo se encarregava dessa tarefa.

O prefeito sustenta que se filiou ao partido de Geraldo Alckmin para colaborar com a campanha do ex-presidente Lula da Silva a novo mandato; a chapa e Lula está alinhavada para ser composta com Alckmin de vice-presidente.

A ida de Pátio para o PSB rendeu-lhe a Secretaria Geral do partido em Mato Grosso, e seu grupo lançou a primeira-dama de Rondonópolis, Neuma Moraes, pré-candidata a deputada federal, e o presidente da Câmara daquele município, Roni Magnani, pré-candidato a deputado estadual.

Em Primavera do Leste o prefeito Léo Bortolin ensaiou candidatura ao governo pelo MDB, depois recuou ao dizer que avaliava concorrer para deputado estadual. Bortolin se elegeu vereador em 2016, mas chegou à prefeitura com a cassação do prefeito eleito Getúlio Viana, já que exercia a presidência da Câmara. Mantido no cargo em eleição suplementar, Bortolin conquistou o segundo mandato em 2020, mas seu nome não emplacou ao Paiaguás e ele preferiu continuar administrando o município ao invés de se lançar para a Assembleia.

Prefeita reeleita de São Félix do Araguaia, a advogada Janailza Taveira ensaiou candidatura a deputada estadual, mas desistiu alegando que tem projetos em execução e planos para botar em prática. Janailza observa que não desistiu de se candidatar à Assembleia, mas que apenas adiou seu desejo para 2026. Janailza é vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/451359/visualizar/