Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 08 de Abril de 2022 às 10:56
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Segundo o órgão, a medida entrará em vigor nesta sexta-feira (8) e valerá por uma semana
Segundo o órgão, a medida entrará em vigor nesta sexta-feira (8) e valerá por uma semana

A Administração Geral das Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou, na quinta-feira (7), em comunicado em seu site, a decisão de suspender as importações de dois frigoríficos brasileiros de carne bovina e um dedicado à produção de carne de frango.

Segundo o órgão, a medida entrará em vigor nesta sexta-feira (8) e valerá por uma semana.

Estão na lista temporária de embargos o frigorífico da Marfrig em Tangará da Serra (239 km a Noroeste de Cuiabá) e a unidade da JBS localizada em Mozarlândia (GO), ambas de carne bovina, e a planta de carne de frango da Zanchetta em Boituva (SP).

O anúncio desta quinta incluiu ainda a suspensão de dois frigoríficos uruguaios.

As autoridades chinesas não informaram por que decidiram adotar a medida.

Desde o início da pandemia, a GACC vem impondo suspensões a frigoríficos do Brasil e também de outros países, nem sempre detalhando os motivos para a ação.

Em alguns casos, a medida teria sido adotada de maneira preventiva, após testes de Covid-19 nas cargas darem resultado positivo - ainda que não haja evidências da contaminação com o novo coronavírus a partir da ingestão de alimentos.

O órgão chinês não detalhou as razões para os embargos anunciados neste ano.

Em janeiro, a GACC suspendeu as importações da planta da São Salvador Alimentos, dona da Super Frango, localizada em Itaberaí (GO), e da unidade da Bello Alimentos, controladora da marca Frango Bello, que fica em Itaquiraí (MS).

A planta da JBS em Mozarlândia, uma das maiores da companhia no país, é reincidente nos embargos chineses.

No dia 11 de março, a GACC anunciou que interromperia por uma semana as compras de carne dessa unidade e também da planta da Frialto localizada em Matupá (MT).

Duas semanas depois, no entanto, em novo anúncio, os chineses informaram que o frigorífico goiano seria suspenso por tempo indeterminado.

Procurada, a Marfrig preferiu não comentar o assunto.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/451506/visualizar/