Diamantino promove I Seminário de Prevenção à Violência Doméstica Evento contou com a presença de autoridades locais e da deputada estadual Janaina Riva
A Secretaria de Saúde de Diamantino promoveu nesta quinta-feira (07.04) o 1º Seminário de Prevenção à Violência Doméstica. Durante todo o dia foram abordados assuntos relacionados ao tema por meio de rodas de conversa, palestras, além do debate e troca de experiências. O evento foi realizado no auditório do Restaurante e Hotel Villa dos Parecis.
A iniciativa contou com a participação do prefeito Dr. Manuel Loureiro Neto, deputada Janaina Riva, a vereadora Michele Carrasco, o vereador Ranielli Patrick Lima, secretária municipal de saúde Marineze Meira, secretário municipal de Assistência Social Gilson da Silva, secretária municipal de Educação Rosi Carris, do médico da rede municipal de saúde Renan Loureiro, tenente coronel Cláudia Regina e da presidente do Conselho Municipal de Saúde Adelita Aguiar.
O prefeito Manoel Loureiro ressaltou a importância de tratar sobre o tema voltado para a proteção da mulher e defendeu medidas efetivas para coibir atos de violência, especialmente em relação às vítimas que vivem no contexto de dependência financeira do agressor.
“Um dos fatores que fortalece essa prática é a má distribuição de renda e certos padrões culturais, levando muitas mulheres à invisibilidade social. É necessário criar espaços e práticas sociais em que mulheres em situação de violência possam expressar de algum modo o problema e buscar ajuda. O poder público tem um papel fundamental de criar projetos de geração de renda para essas mulheres e criar condições necessárias para o efetivo exercício de seus direitos”, declarou.
A deputada Janaina Riva parabenizou o prefeito, equipe e os envolvidos pela preocupação em trazer para o debate um dos direitos mais importantes a ser assegurado que é a vida e segurança das mulheres. “Não precisamos criar mais leis, mas aperfeiçoar o que já tem, enfrentar os desafios e fazer com que a mulher se sinta segurança em denunciar”, destacou a parlamentar.
Marineze Meira, titular da Saúde, apresentou estatísticas acerca do atual contexto de violência contra a mulher no âmbito municipal, regional e estadual entre o ano de 2015 a 2019. Em Diamantino, 70 casos foram notificados nos anos de 2018 e 2021.
“Nosso objetivo é trazer conhecimento aos profissionais de saúde e à sociedade, buscando criar mecanismos que auxiliem no monitoramento e vigilância de casos registrados no município. Esta é uma luta contínua que requer a nossa atenção e nossos profissionais desempenham um papel fundamental neste enfrentamento de proteção às vítimas”, pontuou.
O médico Renan Loureiro alertou que este é um assunto que não pode ser negligenciado. “Sabemos que as ocorrências são frequentes pelos dados que acompanhamos. Por falta de notificação, os casos de violência contra a mulher por muito tempo deixaram de ser tratados com a importância que devem ter. Precisamos entender a seriedade disso e capacitar nossa equipe para que saibam como lidar com as situações. Hoje busquei explanar aqui a realidade que vivenciei fazendo atendimento e discutir as dificuldades que os profissionais da saúde enfrentam nas abordagens frente a esse perfil de pacientes vítimas de violência e a relevância da capacitação para esta finalidade”, finalizou.
Comentários