Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 12 de Maio de 2022 às 13:31
Por: Por Dhyego Rodrigues, TV Centro América

    Imprimir


Obra terá instalação de tubulações que vão transportar água do Rio Sepotuba até a Estação de Tratamento de Água Queima-pé — Foto: Samae/Divulgação
Obra terá instalação de tubulações que vão transportar água do Rio Sepotuba até a Estação de Tratamento de Água Queima-pé — Foto: Samae/Divulgação

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) autorizou o início das obras de captação de água do Rio Sepotuba para ajudar no abastecimento em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. O documento foi entregue ao município nessa quarta-feira (11).

A licença, que tem validade de quatro anos, autoriza o município a iniciar as obras de instalação das tubulações que vão transportar água do Rio Sepotuba até a Estação de Tratamento de Água Queima-pé.

O objetivo da obra é resolver o problema da falta d'água que o município enfrenta no período da seca.

Na licença, está o plano de controle ambiental, mas sem os estudos de impacto da obra no meio ambiente. Essa liberação é aguardada desde 2020.

Algumas obras têm sido executadas pela prefeitura entre a cidade e o local onde será feita a captação de água, entre elas, a construção de uma estrada e a instalação de rede elétrica.

As tubulações estão em Tangará desde outubro do ano passado e serão instaladas após a abertura de uma licitação para aquisição de equipamentos e contratação de equipe.

De acordo com o diretor regional da Sema, Jeferson Zucchi, isso deve ser realizado no prazo de 30 a 60 dias.

Situação do Rio Sepotuba durante a seca no ano passado — Foto: Divulgação

Situação do Rio Sepotuba durante a seca no ano passado — Foto: Divulgação

Crise no abastecimento

Em novembro do ano passado, a crise do abastecimento de água se agravou em Tangará da Serra e o abastecimento passou a ser feito em apenas dois dias na cidade.

À época, caminhões pipa foram contratados para levar água do Rio Sepotuba para tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA).

A situação só melhorou no fim de dezembro após o registro de uma chuva mais intensa e o trabalho de bombeamento de água do córrego russo para aumentar o nível do reservatório da estação de tratamento.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/452211/visualizar/