Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Maio de 2022 às 15:48
Por: Lidiana Cuiabano | Detran-MT

    Imprimir


A | A

Diversos motoristas de transporte de cargas receberam orientações de trânsito, saúde e qualidade de vida nesta segunda-feira (16.05) em uma ação integrada entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Gerência de Ações Educativas, em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito (Senat). A ação ocorreu em um posto de combustível, em Cuiabá, e faz parte da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso.

“Os motoristas de veículos grandes e pesados como caminhões e carretas precisam estar atentos e sempre relembrando do seu papel na segurança das estradas. É de suma importância e responsabilidade desses motoristas cuidar deles e dos condutores de veículos de menor porte, além do pedestre, que é o perfil mais vulnerável do sistema viário”, destacou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.

Segundo a gerente, a intenção da ação é orientar e informar os motoristas sobre condutas de segurança e convivência segura no trânsito. “A necessidade de cada um fazer o seu papel nas estradas é essencial para preservar vidas, ainda mais esse ano que a campanha Maio Amarelo traz o tema Juntos Salvamos Vidas”.

Trafegando há um ano e meio por estradas e rodovias, a caminhoneira Simeri Lobato, 46 anos, foi uma das pessoas que recebeu as orientações e elogiou a ação. “Achei a ação bem importante pois nos reforça condutas de segurança no trânsito que muitas vezes são esquecidas em nosso dia a dia nas estradas. Além desse suporte de saúde, que também, por falta de tempo, deixamos de nos cuidar”, comentou.

Além das informações sobre segurança no trânsito, os motoristas também receberam atendimentos de saúde nas especialidades de psicologia, nutrição, odontologia e fisioterapia ofertados pelo Sest Senat.

“Hoje em parceria com o Detran proporcionamos ações voltadas para os condutores de veículos de grande porte, com orientações para melhorias na qualidade de vida desse motorista. Ofertamos auferição de pressão, teste de diabetes, orientações de saúde bucal, falamos sobre a importância da atividade física no dia a dia, pois muitos são sedentários. Além disso, nossa psicóloga explicou sobre os malefícios do uso de álcool e drogas associados a direção do veículo. São questões que refletem diretamente para um trânsito mais seguro”, falou a coordenadora de promoção social do Sest Senat, Tânia Reame Casado.

Campanha Maio Amarelo

A campanha Maio Amarelo traz este ano o tema “Juntos Salvamos Vidas”. O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, para discutir o tema e reforçar a importância que todos os motoristas, pedestres, ciclistas, devem ter para um trânsito mais seguro e consequentemente a redução de acidentes.

Ao longo deste mês, o Detran-MT em parceria com instituições ligadas ao trânsito irá realizar diversas ações educativas chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, buscando uma reflexão sobre atitudes mais seguras no trânsito.

As atividades estão sendo desenvolvidas pelo Detran-MT e demais instituições como Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, Guarda Municipal de Várzea Grande e outras instituições que atuam no trânsito.

Confira a programação em Mato Grosso:

Dia 17/05- 7h - Palestra educativa no grupo Petrópolis

Às 19h30 - Pit Stop na avenida da FEB, em Várzea Grande

Dia 18/05 - 14h- Palestra educativa no grupo Mônaco, em Cuiabá

Dia 19/05 - 19h30 - Ação educativa “Amigo da Rodada” em bares de Cuiabá/ Encontro Regional de educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran - Regional Centro Oeste)

Dia 20/05 - Encontro Regional de educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran - Regional Centro Oeste)

De 23 a 27/05 - Festival de Trânsito - etapa Aricá Mirim Campo Verde - PRF

Dia 23/05 - Encontro de pedais - na Arena Pantanal, em Cuiabá, com Gabinete de Gestão Integrada da Sesp-MT e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)

Dia 24/05 - 16h - Pit stop na avenida 15 de novembro, em Cuiabá

Dia 25/05 - Palestra educativa para alunos do ensino médio da Escola Tiradentes, em Cuiabá

Dia 26/05 - 7h - Palestra no Centro Municipal de Educação Infantil Wilson Sodré, Várzea Grande

Dia 27/05 - Ação educativa “Amigo da Rodada” em bares de Várzea Grande

Dia 29/05 - Caminhada Maio Amarelo (a confirmar)

Dia 30/05 - 7h - Palestra para alunos do ensino fundamental da Escola Juvenilha Monteiro, em Várzea Grande

Dia 31/05 - Encerramento da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/452304/visualizar/