Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Maio de 2022 às 17:51
Por: Por g1 MT

    Imprimir


Estudo desenvolvido na UFMT analisa impactos no desenvolvimento de peixes que habitam o Rio Cuiabá.
Estudo desenvolvido na UFMT analisa impactos no desenvolvimento de peixes que habitam o Rio Cuiabá.

Um estudo realizado por uma estudante de pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), aponta que 10% das áreas disponíveis para pesca na sub-bacia do Rio Cuiabá são bloqueadas por hidrelétricas em operação.

O resultado da pesquisa denominada Estudo aponta que 10% das áreas de pesca no Rio Cuiabá são bloqueadas por hidrelétricas“Efeitos negativos das mudanças climáticas sobre os recursos pesqueiros neotropicais podem ser exacerbados por hidrelétricas”, de Luiza Peluso, foi publicado na revista “Science of the Total Environment”.

O Rio Cuiabá é o espaço natural de peixes como pintado, cachara, jaú e piraputanga em diferentes habitats que, conforme o estudo, podem estar em risco com a construção de hidrelétricas.

Luiza Peluso explicou que pesquisa avaliou os efeitos das mudanças climáticas e a fragmentação do rio por barragem sob os peixes de água doce na Bacia do Alto Paraguai.

De acordo com a pesquisadora, o artigo estima os habitats climaticamente adequados com base nas variáveis ambientais como temperatura, precipitação e elevação e registros de ocorrências de 14 espécies de peixes migradores.

Os resultados apontaram que a construção de hidrelétricas atua em conjunto com as mudanças climáticas e poderá impedir os deslocamentos de peixes migradores na região.

Segundo Luiza, cerca de 4% da área de distribuição atual e até 45% da área de distribuição futura de peixes migratórios devem ser bloqueados por barragens na Bacia do Alto Paraguai.

“Consequentemente, isso também afetará negativamente o rendimento da pesca e a segurança alimentar no futuro”, diz a autora.

Pesca pode ser prejudicada com bloqueios no Rio Cuiabá — Foto: José Medeiros/Facebook

Pesca pode ser prejudicada com bloqueios no Rio Cuiabá — Foto: José Medeiros/Facebook


Considerando as hidrelétricas em operação e as previstas para os próximos anos, o bloqueio, conforme o estudo, pode ser de até 67%.

A pesquisadora afirmou que o grande desafio para o futuro do Rio Cuiabá é lembrar que ele está exposto a problemas ambientais. Ela defende que são necessárias medidas de conservação efetivas, como ações do poder público alinhadas à ciência para conservar o rio para as futuras gerações.

“A Bacia do Alto Paraguai, onde o Rio Cuiabá está inserido, possui alta diversidade de peixes que depende da conexão entre os rios localizados no Planalto com a planície de inundação que formam o Pantanal. Além disso, a pesca é uma importante atividade econômica da região, logo muitas pessoas usam o peixe como fonte de alimento e renda”, diz.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/452313/visualizar/