Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Novembro de 2013 às 03:29

    Imprimir


A 2ª Vara do Trabalho de Várzea Grande recebeu na tarde de segunda-feira (11) a visita da equipe do Programa de Gestão de Mudanças do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A unidade mato-grossense é uma das duas selecionadas no país e foi escolhida pelo órgão por ser uma das pioneiras na implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).


 
Conforme a supervisora do programa, juíza Thais Gondim, o objetivo do programa é melhor aproveitar os recursos humanos e materiais da Justiça do Trabalho, sensibilizando e capacitando os usuários no tocante à implantação do PJe-JT. Ele visa ainda identificar e fomentar a formação de líderes, com foco na preparação do ambiente para a efetivação da mudança decorrente da transição dos processos físicos para os eletrônicos.


 
A partir do levantamento de informações e da realização de diagnósticos que identifiquem os pontos de resistência dos usuários do PJe, o Programa oferece oportunidades de melhoria da qualidade de vida dos usuários, por meio da humanização dessa fase de transição. “O computador deixou de ser uma ferramenta auxiliar para ser a principal ferramenta de trabalho no cotidiano dos servidores, magistrados e advogados, implicando em mudanças significativas na rotina de trabalho”, assevera a juíza.


 
A magistrada esteve acompanhada pelo médico do trabalho Luís Fernando Diniz do TST e pela coordenadora de Gestão de Pessoas do CSJT, Ana Cláudia Mendonça.


 
Nessa segunda visita, a equipe trouxe respostas às reclamações e sugestões realizadas no encontro anterior, ocorrido no dia 7 de agosto, bem como abordou a questão ergonômica no trabalho. Foi realizada também uma oficina para levantar as perspectivas de cada servidor com o processo eletrônico, com a proposta de nortear futuras ações do CSJT e do próprio TRT de Mato Grosso na implantação do programa.


 
ERGONOMIA - O médico do trabalho Luís Fernando Diniz conversou com cada servidor da unidade, dando orientações sobre ergonomia, a exemplo da necessidade de realização de pausas frequentes durante as jornadas e da manutenção de uma postura adequada quando sentado. O médico também realizou alterações nas estações de trabalho, como a regulagem das cadeiras e ajustes dos monitores. Ele explicou que os ajustes e as dicas são importantes e visam diminuir o estresse e cansaço provocado pelo trabalho prolongado com computadores e equipamentos eletrônicos.


 
De acordo com a juíza Thais Gondim, essa visita, que incluiu ainda a aplicação de um novo questionário, agora de avaliação da qualidade de vida no trabalho, resultará em um novo relatório, a ser elaborado pelo médico do trabalho do TST, Luis Fernando Diniz. O documento será encaminhado ao CSJT e ao TRT mato-grossense, destacando eventuais necessidades de ajustes nos equipamentos e mobiliários utilizados pelos servidores e magistrados.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4524/visualizar/