Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Maio de 2022 às 17:38
Por: Davi Vittorazzi/Mídia News

    Imprimir


Apenas 1,9% da população cuiabana com mais de 18 anos se declara homossexual ou bissexual, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

O levantamento, inédito no Brasil, consta na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) - Quesito Orientação Sexual. O questionário foi aplicado apenas ao público maior de 18 anos em todo o País.

Conforme a pesquisa, 9 mil cuiabanos (1,9%) se declaram bi ou homossexual. Outras 463 mil (97,4%) afirmam ser heterossexuais. Três mil (0,7%) recusaram responder ao questionário. Ao todo Cuiabá tem 475 mil pessoas com mais de 18 anos.

Em Mato Grosso, 36 mil se declaram homo ou bi, valor que representa 1,43% de toda população analisada. São cerca de 2,3 milhões que dizem ser heterossexuais, ou 96,93%.


O ativista Clóvis Arantes, do Grupo Livre-mente e Presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA de Mato Grosso, diz que o baixo número de declarantes, em comparação com o total da população estimada, se dá por conta de falta de entendimento das pessoas sobre o que é orientação sexual.

"Em muitos casos a pessoa responde achando que é o sexo biológico", diz.

O fato de esta ser a primeira pesquisa realizada abrangendo a identificação da comunidade é visto por Arantes como importante por se tratar de algo elaborado por um órgão oficial brasileiro.

“A partir desse levantamento que é possível elaborar políticas públicas para tratar problemas de saúde, por exemplo, da comunidade LGBTQIA+", ressalta.

Até então, as pesquisas sobre a população que não se identifica como heterossexual eram feitas por instituições de fora do País, como o Instituto Pew. Levantamentos anteriores apontavam que cerca de 10% população se identificava nesse grupo.

Números no Brasil

Cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, no país, o que correspondia a 1,8% da população adulta.

Em 2019, havia 159,2 milhões de pessoas de 18 anos ou mais no País, das quais 53,2% eram mulheres e 46,8% homens.

Desse total, 94,8% se declararam heterossexuais; 1,2% homossexuais; 0,7% bissexuais; 1,1% não sabiam sua orientação sexual; 2,3% não quiseram responder; e 0,1% declararam outra orientação sexual, como assexual e pansexual, por exemplo.

A análise do Instituto mostra que a população de homossexuais ou bissexuais é maior entre os que têm nível superior e maior renda.

Os dados são resultados de uma pesquisa de amostragem realizada em 108 domicílios em todo país.

"Os resultados são divulgados em caráter experimental e acompanham experiências internacionais semelhantes", diz o resumo da pesquisa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/452557/visualizar/