Fila do SUS/Cuiabá: 30% faltam às consultas e exames agendados Saúde de Cuiabá alerta que o não comparecimento sem justificativa excluirá o paciente faltoso da fila de espera
Mais de 11,5 mil pessoas estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), aguardando por uma cirurgia eletiva, em Cuiabá.
Para atender a essa demanda reprimida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu ao programa “Mais MT Cirurgias” e deu início aos atendimentos no dia 26 de maio passado, no antigo Hospital e Pronto-Socorro Municipal (HPSMC).
Contudo, apenas 70% do total de pacientes contatados compareceram, até a última segunda-feira (30).
De acordo com o secretário-adjunto de Planejamento e Operações, Oscarlino Alves, a consulta e exames pré-operatórios são procedimentos obrigatórios, que antecedem a cirurgia.
“A evasão de 30% dos usuários prejudica outros pacientes que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). O horário não pode ser utilizado para outras consultas e exames por outro paciente que não esteja agendado no Sistema de Regulação, o Sisreg”, explicou.
Segundo ele, aproximadamente 2.400 usuários estão sendo agendados para fazer os exames, com cronograma de 40 atendimentos diários.
Além dos faltosos, a Central de Regulação e as equipes das unidades básicas de saúde estão com dificuldades para localizar todos os pacientes e marcar os procedimentos.
“É importante que a população mantenha seus cadastros atualizados, para o agendamento dos procedimentos”, disse por meio da assessoria de imprensa. “E os pacientes que estão agendados, precisam informar caso necessitem faltar, pois o não comparecimento sem justificativa excluirá o paciente faltoso da fila, além de aumentar o prazo de espera das outras pessoas que também estão aguardando para a realização da consulta e exames pré-operatórios”, completou.
Oscarlino Alves reforça que “a evasão do tratamento é um dos motivos que originam fila de espera e prejudica todo um trabalho da rede de serviço SUS, para a prestação do serviço aos pacientes”.
Lembra ainda que a SMS estruturou uma equipe de call center para o chamamento dos 11.504 pacientes que aguardam na fila por cirurgias de 2015 a junho de 2021.
“Os agendamentos acontecem diariamente até zerarmos a lista de pacientes encontrados, simultâneo às consultas e exames pré-operatórios serão realizadas as cirurgias dos pacientes que já estiverem com a liberação do risco cirúrgico”, informou.
Para agilizar o atendimento, é importante o paciente levar o documento de identificação pessoal e o cartão SUS.
Os telefones da Central de Regulação estão sendo utilizados para a busca ativa da listagem da regulação.
O número (065) 3614-5561 foi colocado exclusivamente para receber ligações em função do congestionamento.
CREDENCIAMENTO – De acordo com a assessoria da SMS, na Gazeta Municipal do dia 4 de maio foi publicado o chamamento público para o credenciamento de pessoas jurídicas na prestação de serviços médicos especializados para realização de cirurgias eletivas no antigo HPSMC.
O prazo previsto no edital, para credenciamento, se encerra hoje (3 de junho).
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