Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 03 de Junho de 2022 às 18:35
Por: Por Anthonielli Oldemburg, TV Centro América

    Imprimir


Produtores fazem curso para vacinar rebanho contra brucelose em MT
Produtores fazem curso para vacinar rebanho contra brucelose em MT

Os produtores rurais de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, estão recebendo treinamento para o manejo correto na vacinação dos animais contra brucelose bovina. O curso é dividido entre aulas teóricas e práticas e o objetivo principal é evitar a transmissão da doença para os humanos.

Diante da demanda por mão de obra qualificada uma empresa do ramo agropecuário da cidade, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), montou uma turma para receber treinamento de vacinador.

Essa é uma vacina que é aplicada por veterinário com cadastro oficial ou por vacinador sob responsabilidade desse profissional.

A brucelose é uma infecção altamente contagiosa, causada por bactérias, e afeta muitos rebanhos bovinos em todo país. A doença se caracteriza como zoonose, porque pode ser transmitida de animais para humanos.

O médico veterinário e instrutor do curso, Renato Andrade, explicou que a exposição acidental à vacina é uma das principais formas de transmissão da doença para o ser humano, pois o imunizante possui bactérias vivas.

No momento da aplicação, é necessário o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como óculos, luvas e máscara.

“É um treinamento bem específico que a maioria dos produtores proprietários de rebanhos desenvolvem em suas propriedades. Mas, de uns tempos para cá, vimos a necessidade de treinamento em função do aumento da ocorrência em humanos devido ao manuseio incorreto da vacina”, disse.

Segundo o médico, a doença pode causar problemas nos testículos nos homens e inflamação nas articulações das pessoas, em geral.

O estoquista Sávio da Silva Martins, que trabalha em uma loja agropecuária, disse que se matriculou no treinamento para ter mais conhecimento na hora de atender o cliente.

Para tornarem vacinadores, os alunos passaram pelo conhecimento teórico em sala e só depois foram a campo, aprender na prática o manejo correto da aplicação da vacina.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/452833/visualizar/