Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 05 de Junho de 2022 às 10:12
Por: Alecy Alves/Diário de Cuiabá

    Imprimir


O Chapeleiro
O Chapeleiro

Não é necessário ser aficionado em livros, basta ter curiosidade sobre culturas e hábitos do Brasil e outros países para querer conhecer o 'O Chapeleiro', o café sebo aberto há pouco mais de um ano em Cuiabá.

Na Praça da Mandioca, área central da capital, o lugar reúne mais de 3 mil livros, milhares de vinis, DVDs, antiguidades e uma infinidade de produtos que fizeram parte da rotina dos brasileiros.

É possível conhecer, ou rever, por exemplo, antigas máquinas manuais de escrever. Ou se surpreender com raridades da telefonia. Como, por exemplo, o antigo e grande aparelho de telefone preto, de linha fixa, claro, que funcionava no sistema de discagem.

Esse aparelho, usado há pelo menos cinco décadas, é da época em que ter uma linha telefônica em casa ou no escritório era "coisa de gente rica".

No local, o visitante pode sentar-se em poltronas e ficar rodeado de livros escolhendo o que vai levar ou simplesmente lendo títulos e resumos.

Também ouvir clássicos da MPB e outros estilos do Brasil e do mundo nos discos de vinis tocados em vitrolas.

Ou simplesmente tomar um café de grãos selecionados e oriundos dos campos brasileiros e de outras nações. E consumir um lanche, que pode ser diferenciado, como os feitos com pães veganos.

Para os mais jovens, entrar da antiga casa onde 'O Chapeleiro' está instalado pode ser como atravessar um portal do tempo e imergir em um universo desconhecido.

Para aqueles que têm 40 anos ou mais está mais para um resgate de memórias afetivas.

"É um lugar para deixar a loucura do dia a dia de fora", analisa Adriana Aquino Braga Mendonça, parceira do marido no empreendimento.

Adriana(48) e Fábio Alexandre Mendonça(52) contam que realizaram um antigo e grande sonho abrindo 'O Chapeleiro'.

Ela conta que durante os 10 anos que morou no Rio de Janeiro era uma frequentadora assídua dos cafés.

E, por sorte, casou-se com um apaixonado por livros e cafés. Adriana não só embarcou na proposta do marido como largou o emprego em uma concessionária de veículos para dedicar-se exclusivamente à nova atividade.

Os dois também passaram a viajar pelo país visitando feiras em busca de livros, peças de artes, antiguidades e outros produtos para trazer para Cuiabá.

"Muitas retornamos com cinco ou mais malas cheias de livros", revela Adriana.

Os planos do casal deram tão certo que já são dois cafés, porém de estilo diferente.

O que abriram mais recentemente, há seis meses, a 'Casa de Alice', é uma cafeteria com espaço para coworking.

Quer dizer que dispõe de espaço para ser locado no modelo de compartilhado. Assim, empresas, profissionais liberais e freelancers podem exercer suas atividades lá.

Instagram: ochapeleirocafesebo





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/452847/visualizar/