Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Junho de 2022 às 15:40
Por: Thiago Novaes | Seplag

    Imprimir


A | A

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST), promove no dia 14 de junho a campanha Dia D de Doação de Sangue, para a coleta de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea. Para participar, é necessário que o servidor faça um pré-cadastro.

Na data em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, a unidade móvel do MT Hemocentro – o Hemobus – estará no estacionamento da Escola de Governo, de 8h às 16h. A campanha tem como objetivo incentivar a doação de sangue entre os servidores da pasta. Para fazer o pré-cadastro basta ligar no número 3613-3727. Para doar o servidor deve comparecer ao local da doação usando máscara.

Na oportunidade, haverá também uma palestra ministrada pela equipe do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), destinada ao servidor que tenha interesse em se tornar doador de medula óssea. A orientação ocorrerá na sala de transmissões da Seplag (sala do pregão), às 8h.

“Esta campanha, em parceria com o Hemocentro, é muito importante, pois os bancos de sangue sempre precisam de mais doações. A ação tem o intuito de conscientizar os servidores sobre a necessidade de ajudar o próximo e lembrar que todos podem contribuir”, ressalta a secretária adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Eliane Albuquerque.

O MT Hemocentro é o único banco de sangue público de Mato Grosso e é responsável pelo fornecimento de bolsas de sangue e derivados para os hospitais e prontos-socorros do Estado. O serviço é totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, pois o material usado na coleta do sangue é descartável, eliminando qualquer possibilidade de contaminação.

Para outras informações, entre em contato com a CSST pelos telefones (65) 99280-3107 e (65) 3613-3721 / 3722 / 3727.

Requisitos para doação:

- Pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam pesando mais de 50kg (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis).

- É necessário apresentar documento oficial com foto.

- Quem já teve Covid-19 poderá doar sangue somente 30 dias após cessarem todos os sintomas.

- Quem já tomou vacinas: Coronavac - 48h após a vacinação; Astrazeneca e Pfizer - 7 dias após a vacinação; e Influenza - 48h se for vírus inativado e 30 dias se não for.

- Não podem doar temporariamente, pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto.

Recomendações:

- Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- Ingerir quantidade extra de líquido nas 24 horas anteriores a doação.

- Evite o consumo de bebida alcóolica 12 horas antes da doação.

Serviço:

Interessados em continuar como doadores de sangue devem procurar o MT Hemocentro. O agendamento para a doação, em dias normais, pode ser feito através do site da instituição ou por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h30.

Supervisão de texto de D’Laila Borges.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/452875/visualizar/