Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 14 de Junho de 2022 às 14:19
Por: Por Bárbara Fava, TV Centro América

    Imprimir


Instituto Nacional do Cancer Divulgação
Câncer de cérebro: Previsão de 140 novos casos este ano em Mato Grosso
Câncer de cérebro: Previsão de 140 novos casos este ano em Mato Grosso

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que Mato Grosso pode registrar 140 casos de câncer no cérebro neste ano. Segundo o estudo, este tipo de câncer ocupa o décimo lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil.

Há dois anos, a administradora Vivan Scaquete Cacerez descobriu que estava com um tumor no cérebro quando ela teve convulsões logo depois do nascimento da filha.

"Foi na minha segunda gestação, a minha filhas nasceu no dia 15 de novembro e dois dias depois, no dia da minha alta do hospital, eu tive uma convulsão de manhã. Recebi os primeiros socorros muito rápido, me atenderam e já me levaram para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI)", disse.

Dois meses depois do diagnóstico, foi marcada a cirurgia para retirar o tumor que já estava bem grande e o procedimento durou cinco horas.

"Eu fiquei surpresa pelo tamanho do tumor, eles calculam do tamanho de uma bola de tênis. Eu fiquei com bastante medo porque é uma cirurgia delicada e o médico precisa ser preciso", contou.

Câncer no cérebro é silencioso e é preciso ficar alerta aos primeiros sinais — Foto: Divulgação

Câncer no cérebro é silencioso e é preciso ficar alerta aos primeiros sinais — Foto: Divulgação

Apesar do susto, a Vivan está curada e sem sequelas. Ela volta ao médico apenas para fazer exames de rotina e a experiência serviu de alerta sobre essa doença silenciosa, mas muito perigosa.

"Temos que prestar atenção na nossa saúde, nos mínimos sintomas, fazer os exames de todas as regiões do corpo para evitar que aconteça uma coisa muito maior. Hoje eu tenho minha vida normal, trabalho, não tenho restrições, cuido dos meus filhos e faço academia normalmente", contou.

O Inca estima que até o fim deste ano sejam registrados mais de 11 mil novos casos de câncer cerebral no Brasil. Desse total, 5.870 deve afetar homens e 5.220, mulheres. No estado são estimados 80 casos em homens e 60 em mulheres.

O câncer cerebral é uma doença de difícil identificação já que não há exames de rotina para o diagnóstico precoce. O médico neurocirurgião Felipe Guardini explicou como funciona o diagnóstico.

"O cérebro em si não tem receptores de dor então quando o tumor nasce, ele demora a dar sinais e sintomas de que ele está crescendo. Dentre os principais sintomas, depende muito da localização, mas os mais comuns são convulsões e dores de cabeça, em pacientes acima de 50 anos", disse.

Ainda conforme o neurocirurgião, o tratamento de um câncer no cérebro vai depender do tipo do tumor.

"O tratamento depende muito do que a gente enxerga na ressonância junto com a idade do paciente. A gente começa a pensar em qual tipo de tumor estamos lidando porque existem vários tipos como, a metástese, que é um tipo de tumor que vem de outros locais do corpo e são muito frequentes, assim como os gliomas e glioblastomas que são muito frequentes e os meningioma que são tumores benignos com uma chance de cura muito alta", contou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/453085/visualizar/