Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Junho de 2022 às 14:04
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


O uso de máscara em escolas na rede municipal em Cuiabá era facultativo
O uso de máscara em escolas na rede municipal em Cuiabá era facultativo

A nova alta de casos de Covid-19 tem deixado a comunidade escolar em alerta, em Mato Grosso.

Nos últimos dias, os relatos de contaminação pelo coronavírus entre trabalhadores e alunos têm sido cada vez mais frequentes, e uma das consequências são turmas sendo dispensadas mais cedo, antes do término do período de aula.

O uso de máscaras também voltou a ser recomendado em sala, diante do novo cenário.

Exemplo disso é a Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, que fica no Jardim Paulista, em Cuiabá.

Por lá, aos menos duas turmas do ensino médio, o que engloba cerca de 60 estudantes, foram liberadas mais cedo, na semana passada, e os pais informados de que a medida foi tomada por conta do afastamento de professores que apresentaram atestado devido ao diagnóstico da doença.

No geral, pais ou responsáveis têm sido orientados para não enviarem para as unidades escolares os filhos que apresentarem sintomas gripais, além da recomendação do uso da máscara facial e o não compartilhamento de copos ou lanches por parte dos colegas.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT), Valdeir Pereira observou que essa é uma tendência verificada no Brasil e, para conter ou evitar novos contágios, é adotado um plano de enfrentamento, como por exemplo, turmas em que são registrados casos positivados para a doença passando por um período sem aula, geralmente, de cinco dias.

“A gente, agora com a questão da vacinação, tem esse conhecimento que em se tratando do vírus há ciclos e, então, vamos ter momentos de baixa muito significativa e momentos de contaminação. A gente tem essa compreensão de que a vacina não é para ter mais a covid-19, mas é para que no caso da contaminação, os sintomas que as pessoas que tiverem elas não tenham agravamento e risco de morte”, disse.

A avaliação é de que, nesse momento, deve-se reforçar a importância do uso da máscara e os cuidados de higiene e prevenção, como lavagem frequente das mãos.

Vale lembrar que, há uma semana, devido à baixa cobertura vacinal entre as crianças de 5 a 11 anos, o Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT) voltou a recomendar a utilização de máscaras nas escolas, que funcionam no Estado.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) informou que, atualmente, há 79 servidores da rede estadual de ensino afastados de suas funções devido à infecção por Covid-19, em um universo de 34.868 profissionais nas funções de professor de educação básica, técnico administrativo educacional, entre outros.

A Seduc garante ainda que, diante deste cenário, não há risco de falta de professores, uma vez que o processo seletivo simplificado nº 08/2021, realizado em outubro de 2021, garante a substituição de profissionais por meio da contratação temporária.

Em uma semana, Mato Grosso registrou 3.994 casos de coronavírus - do dia 6 a dia 13.

Também foram registradas nove mortes nesse período.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/453088/visualizar/