Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Junho de 2022 às 09:58
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Secom-Cuiabá
O cão foi encontrado no pátio externo na unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no dia 27 de abril passado.
O cão foi encontrado no pátio externo na unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no dia 27 de abril passado.

A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta devido à morte de um cachorro, que recebeu diagnosticado positivo para a raiva, em Cuiabá.

Por isso, o setor de Vigilância em Saúde do órgão municipal adverte para a necessidade de prevenção contra a raiva humana, que pode ser transmitida aos humanos pela saliva de animais infectados, principalmente, por meio de mordidas.

Gestora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Moema Blatt informou que o cão foi encontrado no pátio externo na unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no dia 27 de abril passado.

O bicho foi acolhido e foi a óbito em 4 de maio.

O laudo laboratorial, que ficou pronto no dia 14 de junho, indicou teste positivo para raiva, conforme informações da assessoria de imprensa da SMS.

“A pessoa que deixou o animal pode ter sido contaminada pelo vírus da raiva ou outras pessoas que tiveram contato antes”, alertou.

Diante do caso, a Vigilância em Saúde orienta que a pessoa que teve contato com o cão compareça com a máxima urgência ao Centro de Informações Antiveneno (Ciave), que fica no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), para que seja avaliada e orientada.

“Precisamos que o dono do animal e outras pessoas que tiveram contato com o cachorro nos meses de março e abril deste ano compareçam ao Ciave o quanto antes para receber o soro antirrábico”, reforçou.

“Nosso chamamento é urgente, pois as pessoas podem ter sido infectadas e é imprescindível que elas recebam o soro o mais rápido possível, para evitar que a doença se manifeste”, completou.

RAIVA - A raiva pode ser também transmitida por arranhadura ou lambedura dos animais.

Cães e gatos com suspeita da doença apresentam sintomas como salivação espessa e excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, dilatação das pupilas e mudanças de comportamento como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros.

O animal deve permanecer observado na residência e não deve ser doado nem abandonado pelo responsável.

Se a suspeita está relacionada com animal de rua, este deve ser recolhido para observação clínica na sede da unidade.

A raiva humana, também chamada de hidrofobia, é uma doença viral que compromete o sistema nervoso central (SNC) e pode levar o portador à morte, em 5 a 7 dias após a manifestação dos sintomas.

Humanos que sofrerem agressão de animais com suspeita de raiva devem imediatamente procurar atendimento médico.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção contra a raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.

Contudo, estima-se que Cuiabá tenha cerca de 14 mil animais abandonados.

O cálculo é feito com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e funciona da seguinte forma: em cidades de grande porte calcula-se que para cada cinco habitantes há um cachorro.

A partir desta projeção, a Capital, que tem cerca de 700 mil habitantes, conta com aproximadamente 140 mil animais domésticos.

Deste montante, a estimativa é de que 10% deles estejam perambulando pelas ruas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/453155/visualizar/