Janaina isenta Botelho e cobra que Secretaria de Cultura fiscalize emendas O presidente da AL afirmou que foi ludibriado e pediu ao MP que investigue o suposto desvio de finalidade do recurso.
A deputada Janaina Riva (MDB) isentou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), da responsabilidade sobre o suposto desvio de finalidade de uma emenda parlamentar dele, usada para 'bancar' o reality show Casa Digital MT, em Várzea Grande. Para ela, a Secretaria de Cultura deveria fazer um estudo técnico sobre as indicações e apurar a utilização do dinheiro público em todas as emendas.
"Na verdade, isso sempre aconteceu né, emendas de shows e tudo mais. Eu acho que o Botelho está certo quando fala que o critério de verificação tem que ser da Secretaria de Cultura do Estado. Então, se ela cumpre o objetivo ou não, quem tem que verificar é a secretaria”, defendeu deputada.
Quase meio milhão de reais foi usado para a realização do evento, que durou oito dias, em que diversos influenciadores ficaram confinados em uma chácara, em Bom Sucesso. O "reality" terminou no último domingo (26).
Após o caso vir à tona, Botelho alegou que foi ludibriado e pediu que o Ministério Público apure o suposto desvio de finalidade da emenda.
Janaina explicou que acredita que Botelho tenha destinado o recurso para um "objeto e se tornado outro" e que agora cabe aos órgãos competentes apurar.
"Cabe agora aos órgãos de competência, como toda emenda, não só de cultura, mas se fosse em asfalto ou qualquer construção, verificar se cumpriu a finalidade. O que ele disse pra mim, pelo menos, é que a finalidade era muito diferente do que se tornou depois", explicou.
"Acho que pode ser que tenha acontecido de ele destinar, achando que era para um objeto, e se tornado outro depois. Além de não ter agradado a sociedade, também não o agradou. Por isso eu acho tão importante isso ser concentrado na Secretaria de Cultura, para fazer toda a análise técnica e tudo mais e a quem deve dar explicações se cumpriu ou não a finalidade", acrescentou a deputada.
Comentários