Junho registra maior nível de confiança do comerciante em Cuiabá
A pesquisa que monitora o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá atingiu 138,2 pontos em junho, alta de 0,7% sobre o mês anterior. O resultado divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostra tendência de estabilidade no ano e segue em ritmo de crescimento no comparativo com igual período do ano passado, quando somava 124,2 pontos.
Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, os índices seguem demonstrando maior confiança do empresariado em Cuiabá e no estado. “O Icec apresentou o melhor resultado no ano e mesmo com as oscilações, o indicador mostra que os empresários da capital mato-grossenses seguem otimistas em relação ao comércio, o que acaba servindo como indicador para todo o estado”, afirmou.
Conforme análise do IPF-MT, os subíndices que se destacaram na comparação mensal são o Nível de Investimento das Empresas, com uma variação mensal de 4,1% e as Condições Atuais da Economia com 3,6% no mesmo comparativo. Para este último, o comparativo anual traz uma surpreendente variação positiva de 42,6%, saindo de 74,1 pontos para os atuais 105,7 pontos.
Ainda na variação anual, outro subíndice que apresentou destaque foi para as Condições Atuais do Comércio, com alta de 21,6% sobre junho de 2021. Além dele, nenhum outro subíndice obteve variação negativa no comparativo anual.
Tais condições, ainda segundo o presidente da federação, corroboram para um futuro de maior otimismo do empresário tanto local quanto nacional. “Assim como o índice nacional, o índice da capital cuiabana também segue se demostrando animador. A alta dos índices nacional e regional para o período pode estar relacionada ao estímulo econômico recebido do saque extraordinário do FGTS e o Auxílio Brasil, que favoreceram a evolução das vendas no comércio, mesmo com a alta nos juros”, concluiu Wenceslau Júnior.
Para índice nacional, o crescimento do volume de vendas tem gerado perspectivas positivas no varejo, apresentando crescimento de 5,1% no mês e 24,4% no ano, alcançando 122,4 pontos, a maior pontuação desde março de 2020 (128,4).
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Comentários