Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Domingo - 24 de Julho de 2022 às 10:54
Por: Enzo Tres/Mídia News

    Imprimir


Edvaldo Souza, conhecido como Vadinho, está no seu 12º Fusca
Edvaldo Souza, conhecido como Vadinho, está no seu 12º Fusca

Os carros podem ser apaixonantes para muita gente. Eles despertam sentimentos como nostalgia, apego e carinho. Os antigos Fuscas, por exemplo, são veículos que até hoje fazem sucesso e são até mesmo venerados.

Edvaldo Souza, conhecido como Vadinho, é um destes apaixonados. Aos dezoito anos, ele adquiriu seu primeiro Fusca, bege. De lá para cá, já teve doze e não hesita ao dizer que o hobby atrai gente de todos os tipos e que não é ultrapassado.

“O Fusca nunca deixou de ser amado, tanto por crianças quanto por idosos. Os jovens estão procurando para comprar e as pessoas de mais idade, que já têm, não vendem”, conta.

Vadinho foi além. Ele estilizou o próprio Fusca, de 1980 do "modelo Itamar", transformando-o em um conversível, no qual vende chopp.

“Em 2020, adquiri esse Fusca. Eu mesmo recortei, fiz todo o trabalho de customização e me interessei pelo lado do chope, porque eu via muita Kombi vendendo chope pela cidade, mas nenhum Fusca. Agora estamos executando mais um projeto, que é o Fusca espeto, e pensamos em construir outros”, explica.

Sobre a customização, ele esclarece que é um trabalho bastante específico e feito em várias etapas. Vadinho realiza esse trabalho de customizar Fuscas atendendo clientes que querem dar um “up” no veículo.

“O trabalho de corte, reforço e acabamento fica em média R$ 5 mil, com a pessoa já nos dando o Fusca. Leva uma média de três meses pra sair bem feito. Com pintura e tapeçaria, fica em média de R$ 15 mil a R$ 20 mil”.

Ele acrescenta dizendo que já chegaram a oferecer R$ 25 mil pelo Fusca, mas que ele não tem interesse em vender. “Minha filha sempre diz que esse Fusca é dela, que não pode vender”.

Como existem muitas pessoas interessadas em Fuscas, é comum acontecerem as “fusqueatas”. Nesse evento, donos de Fuscas e de outros carros antigos se unem em um ponto de encontro na cidade e, em seguida, saem para passear com eles.

MidiaNews

FUSCA

O "Fusca-chopp" de Vadinho

“Geralmente, esses passeios são feitos para Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães. Agora, no Dia Mundial do Fusca [celebrado em junho], teve o passeio para a estrada do Manso. São muitos veículos, em média de 60 a 80. Em todo o Estado há grupos e amantes de Fusca”, conta Vadinho.

Ele relata que a paixão vem crescendo de forma tão consistente que, hoje em dia, é difícil achar um Fusca barato.

“Antigamente, a gente comprava um por um valor de R$ 2 mil a R$ 5 mil. Hoje, para adquirir um Fusca em ótimo estado, você pode gastar até R$ 100 mil”, relata o admirador.

Para aqueles que desejam iniciar no hobby, Vadinho aconselha que não tenham medo e preconceitos com o carro, porque é uma excelente forma de lazer e diversão.

“A minha indicação é, primeiramente, procurar a galera do clube do Fusca em Cuiabá. Comprar um Fusca bom também é importante para não ter problema. Geralmente, muitas pessoas acham que Fusca é um carro ruim, mas é o mais fácil de dirigir, delicioso para andar, gostoso para ter em casa”, conclui Vadinho.

História

A história do Fusca começa na Alemanha em 1934. Foi quando Ferdinand Porsche foi escolhido por Adolf Hitler para desenvolver um carro compacto e econômico para o povo alemão.

A primeira unidade definitiva saiu da linha de produção em 1940, já com a Segunda Guerra Mundial em curso

O Fusca começou a ser vendido no Brasil em 1950. As peças vinham da Alemanha e o carro era montado aqui.

No dia 3 de janeiro de 1959, foi iniciada a produção do Volkswagen Fusca no Brasil, sendo fabricado com peças nacionais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/453901/visualizar/