Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 27 de Julho de 2022 às 07:52
Por: VITÓRIA GOMES E THAIZA ASSUNÇÃO

    Imprimir


MidiaNews
O ex-senador Júlio Campos, que disse que urnas são suspeitas
O ex-senador Júlio Campos, que disse que urnas são suspeitas

Suspeito de ter sido beneficiado por fraudes com cédulas de papel, em 1982, quando se elegeu governador do Estado, o pré-candidato a deputado estadual Júlio Campos (União) questionou a segurança das urnas eletrônicas.

Naquele ano, a apuração era manual e, segundo documento confidencial do Serviço Nacional de Informações (SNI) já vazados na imprensa há alguns anos, houve menores votando, títulos falsificados, indivíduos votando duas, três, oito e mais vezes.

Houve até mesmo um pedido de anulação do pleito disputado por Júlio. Atualmente, ele afirma que as urnas eletrônicas “deixam dúvidas” sobre legitimidade das votações.

“Que a urna eletrônica deixa algumas dúvidas, deixa, porque depois de apurado não tem como fazer recurso. Apurou, apurou. E quem é o fiscal? Ninguém sabe", disse em entrevista à imprensa na última semana.

"Quem faz a urna eletrônica é um ser humano, é um cidadão, pode cometer alguns deslizes”, acrescentou.

A declaração veio após Campos ser questionado recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Planalto ganhou as manchetes nacionais e internacionais nesta semana após se reunir com dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada para criticar o sistema eleitoral, as urnas eletrônicas e os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Por conta disso, ele é alvo de um pedido de investigação por suspeita de crime contra as instituições democráticas.

Esta não é a primeira vez que Júlio Campos coloca em xeque a segurança das urnas. Ocupando cargos políticos desde os anos 70, ele pegou a transição entre os dois mecanismos de votação e demonstrou preferir os votos impressos.

Campos chegou até dizer que teve experiências pessoais ruins com a urna eletrônica em 1998, quando perdeu as eleições para Dante de Oliveira (PSDB) na disputa ao Governo do Estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/453960/visualizar/