Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 07 de Agosto de 2022 às 09:57
Por: Vithoria Sampaio/Gazeta Digital

    Imprimir


Reprodução/R7

Nas últimas semanas a varíola do macaco que tem assustado o mundo chegou até o estado de Mato Grosso, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 2 pacientes dos 8 suspeitos foram confirmados positivos durante esta semana.

A enquete realizada pelo Gazeta Digital , apontou que 42% da população mato-grossense ainda não tem conhecimento sobre a doença e de como ocorre a contaminação, 33% diz estar mais atento a cuidados após a pandemia da Covid-19 e os outros 25% acredita que novas doenças sempre apareceram.

A varíola dos macacos foi diagnosticada e identificada pela primeira vez no século passado, na década de 60, e leva o nome de Monkeypox porque foi identificada pela primeira vez na espécie, dessa forma ficou conhecida no mundo científico como “varíola dos macacos”, seus principais sintomas são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas.

Em Mato Grosso, na sexta-feira (5), dois dos 8 casos suspeitos de varíola dos macacos foram confirmados positivos pela SES. Os doentes são cuiabanos, de 39 e 40 anos. Os outros 6 pacientes são de moradores de Várzea Grande, três em Rondonópolis e um em Sorriso, todos cumprem isolamento enquanto aguardam o resultado do exame.

Saiba como se prevenir

Para a prevenção da doença, coloque é necessário por em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.

No país

Para monitorar os casos e dar o apoio necessário, o Ministério da Saúde criou a sala de monitoramento em 23 de maio. No dia 07 de junho foi confirmado o primeiro caso no país. O primeiro óbito foi registrado no país no dia 28 de julho. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos de idade, imunossuprimido, com outras comorbidades relevantes e histórico de tratamento quimioterápico. Até o momento, mais de 19 mil casos foram confirmados em 76 países, onde a doença não é endêmica. Segundo o Ministério da Saúde, até ontem, dia 02 de agosto, 1.369 casos foram registrados no país.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/454096/visualizar/